A ideia é adotar áreas degradadas, plantar mudas e acompanhar o crescimento das árvores
Com o objetivo de desenvolver uma consciência ambiental, as escolas estaduais promoveram atividades de preservação do meio ambiente. A equipe da Escola Estadual Bernardo Sayão, localizada em Bernardo Sayão, realizou uma visita com os alunos ao bosque da cidade para mapeamento de espécies e coleta de lixo. Já os alunos da Escola Estadual Arlinda Rosa, em Couto Magalhães, arborizaram áreas próximas à quadra poliesportiva, e a equipe do Colégio Militar, unidade VIII, de Guaraí, adotou áreas degradadas para revitalizar.
Essas ações foram realizadas na sexta-feira, 20 e no sábado, 21, como forma de lembrar a importância do Dia da Árvore, e também para alertar estudantes e comunidade sobre a necessidade ter mais cuidado com o meio ambiente.
Durante a aula de campo realizada pela Escola Estadual Bernardo Sayão, os estudantes colocaram placas de identificação nas árvores e na vegetação, com o nome popular e científico, a origem e breve explicação sobre a planta.
“Iniciativas como esta são importantes para conscientizar os estudantes sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente, são ações positivas, pois mostram para os alunos a importância de cuidar e preservar as árvores, que é um bem tão valioso para nós”, frisou a diretora da escola, Evangelista da Silva.
O objetivo da escola é desenvolver o sentimento de compromisso dos alunos com a natureza e proporcionar momentos de reflexão coletiva e individual sobre assuntos como desmatamento e queimadas.
“A conscientização sobre a preservação ambiental é um tema de muita relevância em todo o tempo, principalmente pela necessidade de cuidarmos do planeta. Durante a visita, os estudantes conheceram algumas espécies de árvores em extinção, como o Pau-Brasil e houve estudos sobre o Mogno. Creio ter despertado o desejo e a curiosidade em saber mais e, isso, gera a consciência de preservação”, esclareceu o professor Edilberto Fontes Soares, professor de língua portuguesa.
“Essa foi uma forma criativa para passar conhecimento sobre o meio ambiente, um assunto de extrema importância para a população e precisamos envolver toda a comunidade”, frisou a estudante Kauany Késia de Freitas Silva.
Em Couto Magalhões
Na Escola Estadual Arlinda Rosa, localizada em Couto Magalhães, um grupo de estudantes visitou o viveiro da cidade para adquirir mudas de árvores. Na sexta-feira, os alunos realizaram plantio de mudas numa área ao redor da quadra poliesportiva.
A coordenadora pedagógica Melky Reyshielle explicou que a escola fez uma escala de alunos para cuidarem do desenvolvimento das mudas. “Todos os dias, os estudantes fazem a irrigação, observam o crescimento das plantas, se tem pragas e, assim, eles aprenderão a ter mais compromisso com a natureza”, ressaltou.
Melky contou que outra ação foi recolher uma árvore seca e plantar no pátio da escola, e os alunos a ornamentaram com folhas de poemas. “Foi interessante, porque cada estudante queria ler o que escreveu e, ao mesmo tempo, os textos ficaram expostos para que todos possam ler e compartilhar ideias”, esclareceu.
Em Guaraí
Estudantes do Colégio Militar de Guaraí, Unidade VIII, realizaram no sábado, 21, ações do projeto Vamos cuidar – restauração ecológica, com plantio de mudas de árvores no prédio definitivo do colégio. Também foi realizado plantio de mudas nas margens do Rio Tranqueira, na entrada sul da cidade. O projeto tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.
A professora Fernanda Ribeiro Santos Rocha, de geografia e história, explicou que o projeto é amplo e envolve várias ações, entre elas, os estudantes vão revitalizar uma praça, localizada próximo à escola. E outra atividade será pesquisas e uma formação de bancos de sementes sobre a vegetação local.
“Às vezes, não paramos para observar a vegetação do lugar em que vivemos. Por isso, estamos promovendo essas aulas práticas para que eles tomem gosto pela natureza”, frisou. Ela contou que os estudantes irão acompanhar o crescimento das mudas plantadas no rio Tranqueira e, com relação à praça que irá ser revitalizada, foi realizado o mapeamento e em breve iniciarão as atividades de arborização.
Além dessas atividades, os estudantes estão produzindo peças de teatro sobre o descarte correto do lixo e outros temas e vão apresentar em escolas municipais. A culminância do projeto será realizada na Feira de Ciências que a escola realizará em outubro.