É determinação do prefeito Heno Rodrigues que a merenda escolar seja composta por produtos da agricultura familiar. Afirma o Secretário.
Com o objetivo de discutir a concretização de parcerias entre a Prefeitura de Formoso do Araguaia, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Sema), e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), aconteceu na tarde dessa quinta-feira (11), uma reunião na sede regional do Sebrae em Gurupi. Durante a reunião, foi apresentado propostas de ações para cooperação técnica entre as instituições.
A reunião contou com a presença do Secretário da Agricultura de Formoso do Araguaia, Luciano Carneiro, dos Técnicos em Agropecuária e Agricultura Wellington Rodrigues e Gilmar Mendes e do Gestor de Políticas Públicas do Sebrae em Gurupi Thiago Milhomem.
“A busca contínua de parcerias para fortalecimento da política de incentivo da agricultura de abastecimento no município é uma orientação do prefeito Heno Rodrigues para apoiar o trabalho do produtor rural, gerando mais empregos e renda na capital da irrigação”, destacou Luciano Carneiro.
Ainda de acordo Carneiro, a prefeitura tem papel fundamental na aplicação dos recursos que promovam desenvolvimento no campo. “É determinação do prefeito Heno Rodrigues que a merenda escolar seja composta por produtos da agricultura familiar e o recurso do PNAE será utilizado no seu máximo para adquirir alimentos produzidos pelos produtores do nosso município”, confirmou o secretário.
Para o representante do Sebrae, Thiago Milhomem, a parceria é uma forma de desenvolver alternativas que possam abreviar os resultados dos trabalhos dos produtores rurais. “Essa reunião técnica viabiliza a possibilidade de um regime de parceria da Prefeitura de Formoso do Araguaia com o Sebrae, que disponibiliza sua tecnologia, inovação e empreendedorismo para contribuir com os projetos já existentes e ainda aqueles que surgirão que beneficiam os produtores rurais agrícolas”, ressaltou Thiago.
Dentre os possíveis projetos que devem resultar dessa parceria estão as orientações desde o cultivo da terra, plantação, colheita e comercialização. A ideia é que os próprios produtores possam não só produzir, mas também comercializar nas feiras livre aos domingos, com total apoio da prefeitura através da Secretaria Municipal da Agricultura, tendo como foco o incentivo a geração de emprego e renda entre os pequenos produtores rurais do município.