O Município de Sandolândia do Tocantins contará em breve com uma importante ferramenta para o ordenamento do turismo da Cidade; o Inventário Turístico, que conta com todas as informações em relação trade turístico. Para a elaboração deste documento, o Município recebeu nesta semana a equipe da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).
O prefeito Radilson Lima, juntamente com o vice-prefeito Luciano Barreto, recepcionou a equipe e enfatizou a importância do trabalho da Agência. “Estamos tendo uma boa abertura com a Adetuc, que vem realizando um trabalho de maior amplitude junto ao nosso Município. Sabemos da potencialidade que temos, e basta nos reorganizarmos para este ordenamento gerar mais emprego e renda para a nossa gente”, disse o prefeito Radilson Lima.
Por três dias a equipe da Adetuc estiveram visitando os atrativos, sendo que neste primeiro momento, só foram visitados os trades turísticos, mas que em breve fará visitas ao comércio sandolandense. As visitas foram coordenadas pelo secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Uderli Paulo.
O vice-prefeito, Luciano Barreto participou ativamente das ações feitas e explicou como funcionará o inventário de acesso aos pontos turísticos. “Esse inventário, fica registrado no site do governo para possíveis visitas por turistas, onde eles, pelo próprio site estarão identificando aquele local ou estabelecimento comercial que poderá estar oferecendo em uma eventual visita”, esclareceu Luciano.
A gerente de produtos turísticos, Kleiryanne Aguiar, falou em nome da equipe onde agradeceu a receptividade. “O turismo é a nossa bandeira, estamos à disposição para trabalharmos juntos, em parceria. O turismo é uma atividade que gera emprego e renda, e desafoga a ação social, porque gera renda”, disse.
A equipe da Adetuc em Sandolândia estava composta pela Gerente de Produtos, Kleiryanne Aguiar; Gerente de Projetos turísticos, Mayna; Assistente Especializado, Geovane, e o Diretor de RH, Brayan.
“Quero aqui deixar meus agradecimentos ao nosso prefeito Radilson Lima e ao vice-prefeito Luciano Barreto pelo apoio e iniciativa. E também agradecer a cada empresário da área turística pelo apoio e recepção”, afirmou o Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Uderli Paulo.
Uderli continuou fazendo seus agradecimentos. “Quero agradecer na pessoa da Maria Jarisete, que é a presidente do nosso Conselho de Turismo e frisar também que fizemos reuniões com o Conselho Municipal de Turismo, onde tivemos membros do conselho e com o Trade, do Turismo, realizada na Câmara Municipal”. Falando ainda de como será o trabalho. “Vamos fazer um mapeamento de todos nossos produtos e serviços que estarão à disposição de cada turista que visitar nossa querida Sandolândia”, completou Uderli.
Plataforma
De acordo com Kleiryanne, as informações coletadas estarão disponíveis na Plataforma Integrada do Turismo (PIT), que é uma ferramenta de planejamento e gestão com objetivo de permitir o gerenciamento eletrônico das informações turísticas dos municípios por meio da adaptação da metodologia do Inventário da Oferta Turística e tornou-se referência nacional para gestão pública do setor.
A PIT é voltada para manter o diálogo e o compartilhamento de informações com municípios, além de atualizar dados on-line e promover a interatividade com turistas de diversas localidades, permitindo que tanto o Estado quanto os municípios contem com uma importante ferramenta para a gestão e a promoção do Turismo.
A Plataforma Integrada do Turismo reúne os formulários do Inventário da Oferta Turística, preenchidos digitalmente por gestores municipais. Esses documentos auxiliam na gestão e no conhecimento da verdadeira realidade dos municípios. Além disso, os dados inseridos em toda a base gerencial serão utilizados para alimentar o portal promocional do Estado do Tocantins, pois reúne informações buscadas por turistas que desejam conhecer melhor o Estado.