A Prefeitura de Sandolândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na quarta-feira, dia 15, no plenário da Câmara de Vereadores, o 1º Fórum Comunitário Selo Unicef, edição 2021-2024 com o tema “Comprometimento com o futuro das crianças e adolescentes”.
O 1º Fórum Comunitário se converteu no espaço em que efetivamente a comunidade de Sandolândia passa a ser parte do planejamento das ações relacionadas ao Selo UNICEF e contribuiu na busca por respostas que produzam impactos reais e positivos sobre a vida de crianças e adolescentes.
O Fórum aconteceu após a adesão ao Selo UNICEF onde agora o Município de Sandolândia avança rumo à certificação com a realização deste 1º Fórum Comunitário. Sandolândia é um dos 2.023 municípios que aderiram à edição 2021-2024. Para garantir a participação popular no evento, a comissão intersetorial do Selo UNICEF convidou representantes de diversos setores da gestão e da sociedade civil.
“A realização deste I Fórum foi levantar demandas a partir do debate estimulado entre grupos temáticos para elaboração de um Plano de Ação que busca diminuir as desigualdades sociais no município, assegurar a melhoria dos indicadores de impacto social, melhorar a qualidade de vida das Crianças e Adolescentes, além de promover a participação social”, destacou o Secretária Municipal de Educação, professor Rogério Ribeiro.
De acordo o prefeito Radilson Lima, este é um momento ímpar de construção coletiva e planejamento de políticas públicas que possam tornar mais digna a vida de cada menino e de cada menina no município. “O 1º Fórum Comunitário é o momento estratégico do município para que ele se organize e planeje as ações de acordo com a sua realidade, olhando para os seus dados, seus pontos fortes e fracos e, principalmente, abrindo espaço para a participação cidadã de adolescentes, jovens, adultos e outras instituições”, disse o gestor.
Ao aderir ao Selo UNICEF, o Município assumiu o compromisso de assegurar como prioridade políticas públicas para a infância e adolescência. O Governo Municipal trabalha para fortalecer, cada vez mais, os direitos das crianças e adolescentes de forma integral e integrada, como também a implementação da estratégia Busca Ativa Escolar etc.