Precisamos conscientizar e instruir as mulheres para que elas conheçam o seu corpo e percebam com facilidade qualquer alteração
Quanto mais cedo o câncer de mama ou de colo de útero é diagnosticado, maior a chance de cura. E para reforçar a importância do autocuidado, a Prefeitura de Sandolândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participa do Outubro Rosa, campanha destinada à conscientização sobre o tema. Durante todo o mês, as unidades de saúde do município promovem atividades especiais.
No último dia 18, a ação do Outubro Rosa, movimentou Sandolândia, onde o poder público municipal se mobilizou para que as mulheres residentes do município fossem melhor informadas sobre essa doença e os tipos de tratamento.
Durante o evento ainda aconteceu apresentação pelo grupo de Balé infantil do CRAS, palestra com Dr. Macedo, Drª Paula e a enfermeira Andressa. Tendo ainda diversos atendimentos como coleta para exame citopatológico, ultrassom endovaginal, auto avaliação das mamas e atendimento ginecológico.
De acordo com a secretária de Saúde, Lorene Nunes, além de fortalecer as recomendações para o rastreamento e o diagnóstico precoce, a campanha visa também desconstruir o medo que envolve a doença. O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil e a estimativa é que 59.700 novos casos sejam descobertos neste ano.
“A atenção primária é a porta de entrada para o atendimento e a comunidade precisa saber que ela tem o acolhimento bem próximo de casa. Precisamos conscientizar e instruir as mulheres para que elas conheçam o seu corpo e percebam com facilidade qualquer alteração”, finalizou a secretária de saúde de Sandolândia.
Mesmo tendo que se retirar do evento mais cedo para marcar presença na Audiência Pública sobre a transbananal na cidade de Gurupi, o prefeito de Sandolândia Radilson Lima, afirmou estar muito satisfeito com o resultado positivo dessa ação que vai prosseguir ativamente até o fim deste mês.
Prestigiaram o evento o prefeito Radilson Lima, primeira dama e secretária de Ação Social Hayanna Lorena, vice-prefeito Luciano Barreto, vereadoras Cristina Karajá e Geza, Secretária de Saúde Lorena Nunes, entre outras autoridades do município.
A ação contou com café da manhã e lanche da tarde, além da realização de um bingo concorrendo vários prêmios. Ao todo, foram atendidas mais de 170 mulheres.