Prefeitura de Gurupi realiza parceria para implantação de sistema de informatização no Conselho Tutelar

logo

Conecte conosco

Prefeitura de Gurupi realiza parceria para implantação de sistema de informatização no Conselho Tutelar

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, realizou uma capacitação visando a implantação do SIPIA – Sistema Nacional de Acompanhamento de Medidas Socioeducativas, versão Web Nacional. A qualificação, voltada aos membros do Conselho Tutelar de Gurupi começou na última terça-feira, 10, e segue até hoje.

A proposta é a criação de um sistema de informação em rede, direcionada aos Conselheiros Tutelares, para o registro e tratamento de dados referentes a adolescentes em conflito em cumprimento de medidas socioeducativas.

O SIPIA foi disponibilizado por meio da Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça a pedido da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Gurupi.  Participaram os conselheiros da cidade e também dos municípios de Lagoa da Confusão e Dueré. Os profissionais do CREAS gurupiense também participaram.
 
“Apesar do curso ter sido realizado aqui em nossa cidade, cuidamos para que ele também fosse oferecido para os outros municípios da região, proporcionando a todos esse momento de aprendizado e capacitação nesta profissão que é tão relevante para sociedade. O SIPIA é de extrema relevância, visto que tem o potencial de provocar uma aplicação estrutural para reduzir os altos índices de violência contra crianças e adolescentes em nossa região, colaborando e fazendo parte ainda do banco de dados de todo país”, explicou a secretária de Assistência Social e Cidadania de Gurupi, Luana Nunes.
 
“Este sistema vai facilitar o acesso aos dados que a gente for coletar de agora pra frente, qualquer registro a gente, imediatamente, vai poder mostrar para quem precisar. Isso vai trazer benefícios para a dinâmica e evolução do nosso trabalho. Será muito mais fácil dar outra cara para o trabalho do Conselho. Aqui em Gurupi, hoje somos cinco e todos participaram”, disse José Gonçalves Guimarães, presidente do Conselho Tutelar da cidade.
 
“O SIPIA é um sistema pronto, basta o conselheiro solicitar acesso para participar da formação e já pode utilizar em sua cidade. Ao todo 70 municípios do estado já participaram da capacitação e já estão aptos a utilizar. Agora a região Sul, por meio da ajuda da Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Gurupi também se inclui neste benefício”, frisou Marcos Bejamim de Queiroz, responsável pelo SIPIA no Tocantins.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA