Na noite desta quarta-feira, 12, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou Consulta Pública da Lei Paulo Gustavo, com objetivo de ouvir artistas, produtores, trabalhadores e fazedores de cultura interessados em participar da implementação da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n.º 195 de 08 de julho de 2022) no município.
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Amanda Costa, explicou que essa é a primeira consulta e também será realizada uma consulta online para que os interessados possam opinar sobre como os recursos da Lei Paulo Gustavo podem ser utilizados.
A Secretária destaca que Gurupi tem a possibilidade de receber 723 mil, mas são os fazedores de cultura que definem a aplicação desse recurso. “A gestão municipal quer ouvir os artistas porque não tem ninguém melhor do que eles para dizer como estes recursos deverão ser utilizados. Nós como secretaria, muitas vezes, temos uma visão prática, mas os artistas são quem sabem o custo de uma produção, de que forma vão fazer para que esse trabalho chegue ao público”, enfatizou.
A prefeita Josi Nunes participou do encontro, ressaltou que a expectativa é de grande participação dos artistas e também há uma preocupação de capacitar os envolvidos para a elaboração do projeto “Nossa preocupação é capacitar os envolvidos e para isso já firmamos uma parceria com o Sebrae para montagem dos projetos”, reforçou.
A atriz, Elisângela Duarte, destacou ser importante o encontro porque também é uma maneira de mapear os movimentos artísticos que existem na cidade e incentivar quem realmente está produzindo e precisando de incentivo. “Essa consulta tem mesmo esse objetivo de mapear e fazer com que essa verba chegue a quem realmente precisa e investida de uma maneira correta. É também uma oportunidade para que nós artistas analisemos os custos de uma produção, se o investimento será suficiente”, opinou.
Durante o encontro a Secretária de Cultura apresentou detalhes da lei, tirou dúvidas dos artistas e colheu sugestões.