Parceria entre Prefeitura, UnirG e IFTO oferece atividades físicas e cognitivas para 50 idosos do município.
Na tarde desta segunda-feira, 18 de setembro, foi lançado o “Projeto Envelhecer” em Gurupi, uma iniciativa destinada a proporcionar mais qualidade de vida para o público com 60 anos ou mais. O evento ocorreu no auditório do Centro de Convenções Mauro Cunha e é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, a Universidade de Gurupi (UnirG) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
O projeto tem como objetivo atender 50 idosos da região e oferecer uma variedade de atividades para promover benefícios físicos, mentais e emocionais. Entre as atividades planejadas estão alongamento, dança, teatro, atividades neurais e hidroginástica. Os idosos participantes poderão se inscrever em quantas atividades desejarem, e todos serão acompanhados por profissionais especializados.
A prefeita Josi Nunes destacou o compromisso da administração municipal com a terceira idade: “A prefeita Josi Nunes tem um olhar especial pelas pessoas da melhor idade e está muito feliz com a realização desse projeto que vem ampliar o atendimento a esse público. Nos CRAS do Município já temos ações para os idosos e agora vamos atender também aqueles que moram no centro e entorno”, afirmou o Secretário de Governo Silvério, representando a Prefeita no lançamento.
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania ressaltou a importância do “Projeto Envelhecer” na ampliação da rede de apoio social aos idosos, destacando que cuidar dos idosos é cuidar da história da comunidade. A iniciativa visa não apenas melhorar a saúde física e cognitiva dos participantes, mas também elevar a autoestima e proporcionar oportunidades de sociabilização.
Uma das beneficiárias do projeto, a aposentada Joana Gomes de Brito, de 60 anos, expressou sua gratidão: “Estou tão satisfeita porque essas atividades são muito boas para pessoas da nossa idade. Eu mesma tinha vontade de fazer alguma atividade para fortalecer minha memória, e agora vou ter essa oportunidade.”
As inscrições para o “Projeto Envelhecer” estarão abertas até o dia 22 de setembro, das 08h às 13h30, no Centro de Convenções Mauro Cunha, localizado na Avenida Maranhão entre as Ruas 2 e 3. As aulas terão início em 2 de outubro e ocorrerão de segunda a sexta-feira, no Centro de Convenções Mauro Cunha, exceto a hidroginástica, que será realizada na piscina da sede do Programa de Atividades Físicas e Esportivas (Proafe), próxima ao centro administrativo da UnirG.
O diretor de Cidadania, Wylker Saraiva, destacou que, inicialmente, serão atendidos 50 idosos, mas há planos de ampliar o número de vagas em 2024.
Dias da semana e horários das atividades:
➡️ Segunda-feira: Alongamento – Turmas: 16h30 e 17h30
➡️ Terça-feira: Dança – Turmas: 19h e 20h
➡️ Quarta-feira: Teatro – Turmas: 16h30 e 17h30
➡️ Quinta-feira: Atividades Cognitivas – Turmas: 15h30 e 16h30
➡️ Sexta-feira: Hidroginástica – Turmas: 15h30 e 16h30.
O “Projeto Envelhecer” representa um passo importante para promover a qualidade de vida e o bem-estar da população idosa de Gurupi, proporcionando-lhes oportunidades de atividades físicas e cognitivas em um ambiente acolhedor e dedicado ao envelhecimento saudável.