Prefeitura de Gurupi inicia processo de regularização fundiária do setor Santa Maria

logo

Conecte conosco

Prefeitura de Gurupi inicia processo de regularização fundiária do setor Santa Maria

Na noite desta terça-feira, 09, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, realizou uma audiência pública com moradores do setor Santa Maria, antigo Muniz Santana, com o objetivo de iniciar o processo de regularização fundiária do bairro e orientar os moradores sobre cada etapa necessária. A iniciativa faz parte do programa “Escritura Gurupi” e vai beneficiar 72 famílias do setor.

Na audiência foram repassadas aos moradores informações sobre a importância e os benefícios de terem seus imóveis regularizados e esclarecimentos sobre os passos necessários durante o processo. No setor Santa Maria, que era conhecido como Muniz Santana, 72 famílias serão beneficiadas na Avenida Bahia II e alguns moradores aguardam o benefício há mais de 15 anos.

A prefeita Josi Nunes ressaltou que uma das metas da sua gestão é regularizar os imóveis de vários bairros da cidade que ainda se encontram sem a devida escrituração. “É um dos nossos projetos que realizamos e que traz dignidade para as famílias que vivem há tantos anos com seus imóveis irregulares. Gradativamente estamos avançando com o Escritura Gurupi, promovendo a legalização dos imóveis e a segurança aos moradores de que eles são proprietários de fato e de direito das suas casas”, comentou.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Eremilson Leite, explica que a audiência pública é apenas uma das etapas do processo. “Essa audiência é uma das etapas necessárias e fundamentais para a regularização fundiária, pois os moradores podem tirar suas dúvidas quanto à documentação necessária. Após a audiência, é feita a topografia do terreno e será iniciado o cadastro social das famílias, depois, a análise jurídica, o registro em cartório e por fim a confecção das escrituras”, afirmou.

Morador do bairro há 12 anos, o professor Hugo Fernando, que também é líder da Associação de Moradores, foi quem recepcionou a audiência em sua casa e agradeceu a Prefeitura de Gurupi pela iniciativa de atender uma demanda antiga dos moradores. “Para nós é um sonho que está cada vez mais próximo de ser realizado. Aguardamos essa regularização há muito tempo e esperamos que nossas escrituras saiam ainda neste ano, pois tudo que vamos fazer hoje precisamos estar legalizados. Estamos gratos por essa iniciativa”, relatou.

A vendedora Tereza Morais da Silva mora no bairro há 10 anos e também mostrou entusiasmo com o início do processo de regularização do setor Santa Maria. “Gostei muito da reunião, pois explicaram tudo que temos que fazer e a documentação necessária para recebermos nossa escritura em breve. Estamos muito felizes com isso, pois esperamos por muitos anos”, disse.

Escritura Gurupi

Lançado em fevereiro de 2022 pela Prefeitura de Gurupi, o Programa Escritura Gurupi intensificou as atividades de regularização fundiária no município e visa proporcionar mais dignidade e segurança jurídica para 10.400 famílias gurupienses que ainda não possuem escrituras de seus imóveis. Até hoje, 1.068 famílias já foram beneficiadas pelo programa.

O programa conta com a parceria do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, por meio do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref); do Governo do Tocantins, por meio da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias), e do Cartório de Registro de Imóveis de Gurupi.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA