Cerca de 8.500 alunos serão recebidos por 750 profissionais da educação em 27 escolas municipais, com medidas de segurança, formação continuada e ênfase na segurança alimentar.
Na próxima segunda-feira, 22, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação, dará início ao ano letivo de 2024, marcando o retorno de cerca de 8.500 estudantes às salas de aula. A abrangência inclui desde a educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos. Para garantir um retorno seguro e eficiente, 750 profissionais da educação estão prontos para receber os alunos em 27 escolas municipais.
O município conta com 22 escolas na Zona Urbana, 1 na Zona Rural, 1 no setor Industrial e 4 escolas conveniadas. Antes da volta às aulas, o Sistema Municipal de Ensino passou por diversas ações preparatórias, como a higienização das escolas, manutenção e troca dos aparelhos de ar-condicionado. Além disso, houve a aquisição e entrega de materiais pedagógicos, paradidáticos, esportivos e de alimentação escolar.
Os 750 profissionais da educação envolvidos passaram por Formação Continuada, abordando temas como o desenvolvimento de competências socioemocionais, alfabetização/letramento, gestão escolar e pedagógica. As merendeiras também receberam treinamento sobre boas práticas na manipulação de alimentos, garantindo a segurança alimentar dos alunos.
Cristina Donato Leandro, secretária de Educação, destacou o planejamento cuidadoso da equipe para acolher os alunos de maneira segura. “Tudo foi planejado com muito carinho para que os alunos se sintam acolhidos e seguros neste novo ano letivo. A gestão tem esse zelo com a comunidade educacional, com os nossos alunos e tem essa preocupação de proporcionar um ambiente propício ao aprendizado e ao desenvolvimento”, enfatizou.
Além disso, durante toda a semana, as merendeiras da Rede Municipal de Ensino passaram por capacitação sobre boas práticas na manipulação de alimentos. A Secretária de Educação reforçou a importância desse cuidado: “Precisamos ter esse cuidado com nossos alunos, para oferecermos a eles uma alimentação saudável e segura, por isso todas as merendeiras receberam treinamento teórico e prático, realizado pelos profissionais nutricionistas da Semeg”. O foco na segurança alimentar evidencia o comprometimento da gestão com o bem-estar integral dos estudantes.