logo

Conecte conosco

Prefeitura de Gurupi é parceira do IBGE na realização do Censo Demográfico de 2022

Os 78 recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já têm ponto de apoio definido em Gurupi. O espaço físico para montar a infraestrutura de trabalho deles já está montado em duas salas cedidas pela Prefeitura da cidade. No local funciona um ponto de coleta e um centro administrativo para gerenciar a coleta e a distribuição de equipamentos e insumos para os recenseadores que estão em campo.

“De modo geral as prefeituras municipais colaboram muito com o trabalho do Censo e nós aqui de Gurupi fazemos questão de subsidiar também este trabalho. O IBGE produz informações de qualidade e estas informações, quando publicadas, interessam imediatamente à administração. É assim que vamos saber se nós queremos mais saúde, mais segurança, mais educação. Então, responder o Censo é um primeiro passo para nos ajudar a implantar todas estas políticas públicas. O IBGE é um grande parceiro para todas gestões”, frisou a Prefeita Josi Nunes.

“Via de regra o Censo acontece em todos os lugares ao mesmo tempo e os recenseadores ficam distribuídos nos bairros da cidade. Eles coletam informações e à medida que vão terminando um domicílio, vão para outro de maneira a tentar concluir o município todo de uma só vez. O Censo demográfico é a maior operação que um estado pode realizar num tempo de paz. Portanto, levantar informações ou contribuir para que elas sejam verdadeiras é um exercício de cidadania de todos nós, à medida que elas vão subsidiar as políticas públicas pelos próximos dez anos”, explicou Paulo Ricardo da Silva Amaral, superintendente do IBGE no Tocantins.

Censo 2022

O Censo Demográfico será realizado a partir de 1º de agosto. O objetivo da pesquisa presencial, por meio de um questionário e da coleta de dados geográficos, é retratar o Brasil, refletindo qual é o tamanho da população brasileira, em que condições vive, como se distribui no território nacional, o nível de escolaridade, as condições de emprego e renda da população, entre outras questões.

Os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). É possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br) ou pelo telefone 0800 721 8181.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.