Prefeitura de Gurupi e classe artística definem aplicação de recursos da Lei Aldir Blanc

logo

Conecte conosco

Prefeitura de Gurupi e classe artística definem aplicação de recursos da Lei Aldir Blanc

Na noite desta terça-feira, 16, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, reuniu os fazedores de cultura para uma audiência pública sobre a execução dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. O momento foi para ouvir a opinião dos participantes sobre como aplicar os recursos.

A secretária Municipal de Cultura e Turismo, Liliane Pagliarini, informou que o município recebeu R$ 594 mil para contemplar os artistas locais. “Estamos nos reunindo para que juntos possamos definir a melhor forma de aplicação destes recursos. Os recursos são usados a partir de editais, o encontro é para definir quais áreas serão contempladas e os valores dos projetos. Vamos construir os editais com a própria classe artística e o mais breve possível disponibilizar os recursos”, explanou.

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, participou da audiência e ressaltou a importância do diálogo com os artistas para definição das regras dos editais. “A partir dos editais, os artistas vão se inscrever, concorrer ao recurso e implementar seus projetos. A Prefeitura tem feito bem o dever de casa, temos cumprindo as metas tanto na Lei Paulo Gustavo, quanto na Aldir Blanc. E consideramos importante esse diálogo porque não queremos fazer nada sozinhos, precisamos ouvir quem realmente vai utilizar o recurso”, argumentou.

O ator Fernando França reforçou a importância do momento para a classe ser ouvida. “Estamos tendo a oportunidade de ter voz, de discutirmos a aplicação dessa verba e dialogarmos como vamos executar nossos projetos”, disse.

Definições

Durante a reunião ficou definido que serão nove editais nas seguintes categorias: dança, música, teatro, artes visuais e plásticas, artesanato, literatura, patrimônio cultural, circo, danças folclóricas.

A classe estabeleceu que serão contemplados cinco projetos de cada categoria, totalizando 45 projetos, e cada contemplado vai receber aproximadamente R$ 8.800.

A Secretária informou que com essas definições a Secretaria de Cultura e Turismo vai iniciar a elaboração dos editais para lançamento. Ela afirmou que a intenção é que até junho os recursos sejam repassados aos contemplados.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA