A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, empossará os novos membros dos Conselhos Municipais do Idoso; do Direito da Mulher; e dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A solenidade será realizada nesta sexta-feira, 19, às 09h, no gabinete da prefeita Josi Nunes no Centro Administrativo da Prefeitura.
Na oportunidade serão empossados 6 membros titulares e 6 suplentes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CMDPC; 6 membros titulares e 6 suplentes do Conselho Municipal do Direito da Mulher – COMDIM; e 8 titulares e 8 suplentes para o Conselho Municipal do Idoso – CMI. Os conselhos serão formados por representantes do poder público e da sociedade civil organizada.
A diretora municipal de Cidadania, Dani Prado, destaca que os conselhos organizados possibilitam a participação da sociedade civil com as esferas governamentais nas discussões de planejamento e na gestão das políticas, nos casos específicos da Mulher, do Idoso e PCD’s. “Desta forma promovemos os direitos fundamentais dos cidadãos gurupienses no acesso a diversos serviços e a qualidade de vida. O objetivo é proporcionar avanços nas políticas públicas municipais sempre de olho às necessidades cotidianas da nossa população”, disse.
A diretora acrescentou que o efetivo funcionamento dos Conselhos gera inúmeros benefícios para o município. “Considera-se uma vitória para a cidadania a existência dos Conselhos Municipais, onde visamos conscientizar a população a estar mais presente nos planejamentos e execuções de políticas públicas. O município é beneficiado de forma que consegue demonstrar os princípios da Administração Pública, dentre eles a transparência, eficiência e legalidade, pois um Conselho ativo e forte atua vislumbrando a execução de recursos públicos às políticas públicas com ações e projetos, visando o acesso à cidadania”, completou.