Dando seguimento ao compromisso de impulsionar a expressão artística em Gurupi, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, apresentou ao Ministério da Cultura o plano de ação e assinou o Termo de Adesão da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). O Município de Gurupi se destaca como o primeiro do Estado a pleitear e conquistar um montante de R$ 594.399,55, que será destinado ao fortalecimento cultural local.
A Secretária de Cultura e Turismo, Liliane Pagliarini, destaca a importância dessa iniciativa e afirma que, assim que os recursos forem liberados, os editais serão elaborados para o lançamento. “Esta é mais uma oportunidade valiosa para a classe artística de Gurupi impulsionar e valorizar seus projetos culturais”, comenta.
A prefeita Josi Nunes ressalta a relevância da aprovação do plano de Gurupi, enfatizando que é uma conquista significativa para a comunidade artística local. “Estamos comprometidos em fortalecer a cultura em nosso Município, e essa aprovação representa um passo fundamental para o desenvolvimento e reconhecimento dos talentos da nossa cidade”, destaca a prefeita.
A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) visa estimular e fortalecer as atividades culturais em todo o país, promovendo o acesso à cultura e o apoio aos artistas locais.
Aldir Blanc
A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), instituída pela Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022, tem como objetivo fomentar a cultura em todos os estados, municípios e Distrito Federal.
Com recursos previstos até 2027, a PNAB é uma oportunidade histórica de estruturar o sistema federativo de financiamento à cultura, mediante repasses da União aos demais entes federativos de forma contínua. Diferente das ações da Lei Aldir Blanc 1 e da Lei Paulo Gustavo (LPG), que tinham caráter emergencial, projetos e programas que integrem a Política Nacional Aldir Blanc receberão investimentos regulares. Fomento que será repassado a ações culturais por meio de editais para trabalhadoras (es) da área cultural, bem como pela execução dos recursos de maneira direta.