Vacinação Bivalente contra Covid-19 e ampliação do público-alvo para a vacinação contra Influenza são estratégias da Prefeitura de Gurupi para proteger a população.
A partir desta terça-feira, 16, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dará início à vacinação com o imunizante Bivalente contra a Covid-19 em todas as 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Destinada a pessoas com 18 anos ou mais, a vacinação tem o objetivo de ampliar a proteção contra o coronavírus. Além disso, foi anunciada também a ampliação do público-alvo para a vacinação contra Influenza, incluindo agora crianças a partir dos 6 meses de idade.
Para receber a vacina, é necessário apresentar o cartão de vacinação e o CPF. Segundo a coordenadora de imunização de Gurupi, Nara Noleto, essas estratégias visam atingir um maior número de pessoas. Ela ressaltou a importância de alcançar a meta de imunizar 90% da população contra essas doenças, alertando que, apesar de controladas, tanto a gripe influenza quanto a Covid-19 podem levar a complicações graves e até mesmo ao óbito.
A prefeita Josi Nunes destacou a necessidade de engajamento da população nessa missão de imunização, enfatizando a importância de manter o município livre dessas doenças. Com a ampliação do público-alvo, espera-se uma maior adesão às campanhas de vacinação. A prefeita pediu a colaboração de todos nesse processo.
O secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes, ressaltou a relevância da vacinação contra essas duas doenças para reduzir a circulação dos vírus no município. Ele explicou que a vacinação bivalente contra a Covid-19 será realizada anualmente, assim como a da influenza, pois os vírus sofrem modificações e a vacina geralmente impede esse ciclo. Moraes enfatizou que as vacinas são necessárias para reduzir as complicações causadas pelas doenças.
A Prefeitura de Gurupi reforça a importância da imunização e convoca a população a comparecer às UBSs para receber as vacinas contra Covid-19 e Influenza, contribuindo para a proteção individual e coletiva contra essas doenças.