Medida visa garantir o conforto e a saúde de estudantes, professores e equipe escolar diante das altas temperaturas
A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação, anunciou uma importante medida de cuidado em resposta à onda de calor que afeta o município e o estado do Tocantins. A partir desta quarta-feira, 27, as escolas municipais passarão a adotar um horário reduzido temporário, com o objetivo de garantir o conforto e a saúde de alunos, professores e equipe escolar.
A decisão de ajustar o horário escolar foi tomada visando proteger os estudantes e colaboradores dos impactos adversos das altas temperaturas que vêm sendo registradas recentemente em Gurupi. Reconhecendo que a exposição prolongada ao calor pode prejudicar a concentração, o desempenho escolar e o bem-estar geral dos envolvidos nas atividades escolares, a Prefeitura optou por agir de forma preventiva.
O novo horário nas escolas de tempo parcial será o seguinte:
↘ Turno Matutino: saída às 10h30.
↘ Turno Vespertino: saída às 16h30.
Nas escolas de tempo integral, os horários permanecerão os mesmos, uma vez que já têm um horário diferente de saída. Já nos CEMEIS (Centro Municipal de Educação Infantil), a saída será antecipada para às 16h30.
Esta adaptação no horário escolar começará a valer imediatamente nesta quarta-feira e permanecerá em vigor até que as condições climáticas se estabilizem e as temperaturas voltem a níveis aceitáveis para a realização das atividades escolares em horário regular.
Na semana passada, a Secretaria Municipal de Educação já havia enviado um ofício às escolas com recomendações a serem aplicadas durante a onda de calor. Entre as medidas adotadas estão a suspensão de todas as atividades físicas ao ar livre que envolvam esforço físico em toda a rede municipal de ensino, adaptação do cardápio da alimentação escolar e orientação e incentivo à ingestão de líquidos.
A Prefeitura de Gurupi e a Secretaria Municipal de Educação enfatizam o compromisso com a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos no processo educacional. Esta medida temporária visa garantir que os alunos continuem recebendo uma educação de qualidade, ao mesmo tempo em que são protegidos dos efeitos adversos do clima quente que assola a região.