Prefeitura de Gurupi adere ao Plano Nacional de Cuidados Brasil que Cuida em solenidade em Brasília

logo

Conecte conosco

Prefeitura de Gurupi adere ao Plano Nacional de Cuidados Brasil que Cuida em solenidade em Brasília

A Prefeitura de Gurupi formalizou, nesta segunda-feira, 15, a adesão ao Plano Nacional de Cuidados Brasil que Cuida, durante solenidade realizada em Brasília (DF).

O município foi representado pela secretária municipal da Mulher e Cidadania, Cristina Donato, que participou do evento de instalação do Comitê Estratégico e Gestor do Plano e da abertura oficial do processo de adesão dos estados e municípios à iniciativa do Governo Federal.

O evento reuniu diversas autoridades nacionais, entre elas os ministros Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Márcia Lopes, ministra das Mulheres; e Janine Mello, secretária-executova do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania; além de secretários nacionais, gestores públicos e representantes da sociedade civil de todo o país, reforçando a importância e o alcance nacional do Plano Brasil que Cuida.

A secretária Cristina Donato destacou que a adesão reforça o compromisso da gestão municipal com políticas públicas voltadas às pessoas e ao cuidado integral. “Essa adesão é extremamente importante para Gurupi, porque o cuidado é uma das prioridades da gestão da prefeita Josi Nunes. Estamos falando de uma política que olha para quem cuida e para quem precisa de cuidado, fortalecendo ações que promovem dignidade, inclusão e justiça social. Gurupi avança ao se integrar a um plano nacional que dialoga diretamente com a nossa realidade e com as políticas que já desenvolvemos no município”, destacou.

Durante o evento, ao gravar um vídeo com a secretária Cristina, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou o protagonismo de Gurupi no cenário nacional. “Gurupi, no Tocantins, está na linha de frente, entre os primeiros municípios do Brasil a celebrar o termo de adesão ao Plano Nacional de Cuidados. Isso demonstra compromisso com uma agenda moderna, humana e essencial para o desenvolvimento social do país. Com iniciativas como as Cuidotecas e outras políticas estruturantes, vamos trabalhar juntos para garantir que o cuidado chegue a quem mais precisa”, afirmou o ministro.

O Plano

O Plano Nacional de Cuidados Brasil que Cuida contará com investimento de R$ 25 bilhões até 2027 e reúne 79 ações organizadas em cinco eixos, que vão desde a garantia de direitos de quem necessita de cuidados e de quem cuida, até a valorização do trabalho do cuidado e a estruturação de uma governa\nça integrada. Entre as iniciativas estão as Cuidotecas, a capacitação de profissionais do cuidado, lavanderias públicas, ampliação de vagas em creches e ações integradas entre o SUS e o SUAS.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.