Os servidores da prefeitura municipal de Formoso do Araguaia estão passando por momentos difíceis já há um bom tempo e tem gerando muita preocupação, bem como, deixando muitas famílias numa situação de desespero.
O problema tem se agravado devido aos frequentes atrasos no pagamento dos salários dos servidores, evidenciando, assim, o descontrole das contas públicas da gestão do prefeito Wagner da Gráfica (PSDB).
Para tentar administrar o caos em que se encontra a gestão pública que está sob sua responsabilidade, o prefeito Wagner da Gráfica optou pelo reescalonamento da folha de pagamento, onde um grupo de servidores recebem numa data, e os demais, em outras. Na verdade, os servidores públicos municipais de Formoso do Araguaia não sabem mais a data certa de quando e se vão receber.
Até os profissionais da Educação que têm seus salários assegurados pelos repasses de verbas oriundas do FUNDEB foram afetados. Eles deveriam receber até o 5º dia útil de cada mês, mas devido ao descontrole das contas públicas, a liberação do pagamento hoje não tem uma data certa, podendo chegar até ao dia 10, 20 ou até mais.
De acordo com o vereador Heno Rodrigues (PPS), na Saúde, os técnicos de enfermagem contratados em regime especial estão há dois meses sem receber seus salários. Os médicos que prestam serviços ao município estão sem receber há quatro meses. E ainda tem os servidores da Administração e de outras pastas que, por conta do constante atrasos no pagamento de seus salários, estão passando por sérias dificuldades.
Ainda de acordo o vereador, para piorar ainda mais a situação, a prefeitura não tem repassado à Caixa Econômica federal as parcelas descontadas de empréstimos consignados dos servidores da Prefeitura o que tem ocasionado cobranças da Caixa diretamente aos servidores.
Heno Rodrigues disse ainda que a situação beira ao insuportável para os servidores e que no último dia 10 protocolou junto ao Ministério Público Estadual um pedido de intervenção imediata contra o gestor municipal para que ele cumpra as suas obrigações e que os servidores tenham seus direitos garantidos, pois até o 13º salário que por direito tem que ser pago no mês subsequente do aniversário, não está sendo cumprido.
A reportagem do Portal do Amaral entrou em contato com as secretarias de Administração e finanças, saúde e educação, conseguindo contato apenas com a da educação em que a secretária Adriana Milhomem informou a nossa reportagem que a secretaria apenas planeja as ações da educação, faz as frequências dos servidores e encaminha para a secretaria de finanças que é responsável pelo pagamento, questionada quanto a possível data para o pagamento, a secretária afirmou que em conversa com o financeiro, foi informada que o pagamento sairá na próxima sexta-feira dia (19).