Mesmo em tempos de pandemia por conta do novo Coronavírus, a prefeitura Municipal de Formoso do Araguaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde enfrenta um novo desafio: a proliferação do mosquito transmissor da dengue.
Por isso, em entrevista ao Portal do Amaral, a secretária de saúde daquele município, Divina Pereira Barros, atendendo a determinação do prefeito Heno Rodrigues (PTB), recomenda o cuidado dos moradores nesse período de pandemia da covid-19, também para os possíveis criadouros de mosquitos da Dengue, Zica e Chikungunya.
A transição da estação seca para a chuvosa, segundo informou a secretária, faz agravar um velho problema de saúde pública: a Dengue, que figura entre as principais arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Sintomas semelhantes
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a doença pode ser facilmente confundida com o novo Coronavírus, pois apresenta sintomas semelhantes como dor de cabeça, no corpo e febre, dentre outros.
“Num cenário mais delicado, em que o mundo corre contra o tempo para vencer a batalha da Covid-19, doenças como Dengue, Zika e Chikungunya merecem igual atenção, pois todas são transmitidas por um único mosquito, que vem constantemente se adaptando a novas realidades em espaços urbanos”, esclareceu a secretária Divina Pereira.
Tradicionalmente associado ao lixo doméstico, o Aedes aegypti já demonstrou a sua capacidade de reprodução nos mais variados ambientes, desde que tenha um mínimo de água acumulada, então, a recomendação é para que cada um cuide bem do seu quintal, lote ou terreno baldio para que não tenha criadouros.