O prefeito de Formoso do Araguaia, Heno Rodrigues (PSL), determinou a criação de uma força-tarefa com o propósito de monitorar e estabelecer estratégias de enfrentamento aos impactos sociais e econômicos ocasionados pelas chuvas torrenciais e cheias fluviais no município
De acordo com o prefeito, está sendo elaborado um plano de ação preventivo com uma estrutura com veículos e barcos para atender às famílias que estão em situação de risco. Além disso, a direção da Escola de Canuanã, da Fundação Bradesco se colocou à disposição para dar suporte para minimizar os impactos causados neste momento chuvoso. Também, a Escola Municipal Sebastião Lopes, localizada no assentamento rural na Lagoa da Onça, e outras escolas municipais estão se preparando para receber desabrigados, caso haja necessidade.
Heno Rodrigues também informou que as barragens estão sendo monitoradas diariamente e funcionando somente com 50% de sua capacidade.
Orientações
O Corpo de Bombeiros orienta aos usuários de lagos e rios que evitem banhos em áreas alagadas, áreas de riscos e demais cursos d’água que ofereçam perigo à integridade física e à saúde.
Também recomenda aos condutores e pilotos de embarcações, para que sejam prudentes quanto ao uso de embarcações, tais como as voadeiras, motos aquáticas, lanchas, canoas, flutuantes e demais embarcações de menor porte, nessas áreas, por esse período. Em caso de necessidade de uso, sempre atentar para as regras de segurança emitidas pela Marinha do Brasil e as recomendações do Corpo de Bombeiros, dentre as quais o uso de coletes salva-vidas, que é vital para a segurança de todos.
Leia mais sobre Formoso do Araguaia