Iniciativa visa qualificação profissional e inserção no mercado para jovens de baixa renda.
Na manhã desta sexta-feira, 08, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Girassóis foi palco do lançamento oficial do Programa Jovem Trabalhador, fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Formoso do Araguaia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Mulher, e a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Econômico – SETAS.
O Programa tem como objetivo principal oferecer oportunidades de qualificação profissional a adolescentes e jovens, possibilitando-lhes ingressar no mercado de trabalho com o primeiro emprego formal remunerado. Em conformidade com a Consolidação das Leis Trabalhistas, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000), a iniciativa visa garantir o acesso à educação e ao trabalho para essa parcela da população.
Para fazer parte do Programa Jovem Trabalhador, os interessados devem ter entre 16 e 21 anos e 11 meses, estar cursando o ensino fundamental ou médio na rede pública (ou já ter concluído o ensino médio), ou ser bolsista integral na rede particular. Além disso, a renda familiar do candidato deve ser de até dois salários mínimos nacionais ou meio salário mínimo per capita, com preferência para famílias inscritas em Programas Sociais do Governo.
O prefeito Heno Rodrigues ressaltou a relevância do projeto para o município e expressou sua gratidão ao Governador Wanderlei Barbosa: “Este evento representa nosso compromisso em proporcionar oportunidades e construir um caminho sólido para a juventude local. Nosso agradecimento ao Governador Wanderley Barbosa pelo compromisso com a nossa juventude.”
Com a iniciativa, a administração municipal visa contribuir ativamente para a inserção dos jovens no mercado de trabalho, promovendo não apenas a qualificação profissional, mas também a geração de oportunidades para um futuro mais promissor.