Iniciativa da Prefeitura Municipal busca sensibilizar a população sobre os direitos dos idosos e combater o preconceito e a violência contra essa faixa etária
Em alusão ao mês de Conscientização e Combate à Violência dos direitos das pessoas idosas, celebrado no dia 15 de junho, a prefeitura municipal de Formoso do Araguaia, através da Secretaria Municipal de Saúde, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Girassóis) e da Equipe de Proteção Social Especial, lançou a Campanha do Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa.
A campanha tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância do respeito e da valorização dos idosos, combatendo o preconceito e a violência contra essa faixa etária. Com o slogan “Velho é o seu preconceito, o idoso não é uma criança grande, é apenas um adulto que envelheceu”, a iniciativa reforça a necessidade de atenção e cuidado com os idosos, destacando que eles têm o direito de ser felizes e sorrir.
“Abandonar, maltratar ou discriminar uma pessoa idosa é crime”, destaca a campanha, que incentiva a denúncia de qualquer forma de violência contra os idosos através do Disque 100. A ação busca conscientizar a sociedade de que o corpo envelhece sem a nossa permissão, mas a alma envelhece se permitirmos. Portanto, é dever de todos garantir uma vida digna e respeitosa para os idosos.
Durante o mês de junho, diversas atividades e palestras serão realizadas em Formoso do Araguaia para promover a conscientização e o combate à violência contra os idosos. A campanha também visa mobilizar a comunidade para que todos possam contribuir para um ambiente mais seguro e acolhedor para os idosos.
A secretária municipal de saúde reforça que “a vida importa e é fundamental ver e respeitar os idosos. Todos temos o dever de proteger e cuidar da nossa população idosa, garantindo seus direitos e bem-estar.”