A Prefeitura Municipal de Formoso do Araguaia por meio da Secretaria de Infraestrutura está construindo um acesso que ligará o aterro principal do assentamento Lagoa da Onça, via fazenda Barro Preto aos Assentamentos Araguaia I e II.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Elias Valadares, essa obra, quando concluída, beneficiará mais de 400 famílias que transitam por essa estrada vicinal, facilitando o escoamento da produção dos pequenos produtores da agricultura familiar.
A importância da agricultura familiar
Ainda que seja uma atividade muito importante para o sustento de diversas famílias que vivem na zona rural, dados apontam que cerca de 70% dos alimentos consumidos no Brasil são fruto da agricultura familiar.
Vale frisar que, nesse processo, técnicas de cultivo e extrativismo que englobam práticas tradicionais e conhecimento popular estão presentes.
Além disso, as famílias vivem da venda de produtos que plantam. Portanto, a agricultura é uma importante fonte de renda familiar, a qual surge do trabalho em equipe realizado no campo, daí a importância da construção desse acesso que ligará o aterro principal do assentamento Lagoa da Onça, via fazenda Barro Preto aos Assentamentos Araguaia I e II.
“A agricultura familiar colabora para a geração de emprego e renda no campo e ainda, melhora o nível de sustentabilidade das atividades no setor agrícola. Sendo assim, o prefeito Heno Rodrigues preocupado em melhorar a mobilidade no deslocamento dessas famílias, tem dado total apoio em todas as áreas da infraestrutura do município”, concluiu o secretário Elias Valadares.
Leia mais sobre Formoso do Araguaia