Assinatura do termo inicia ações que potencializam a economia nos municípios
O Programa Cidade Empreendedora tem como objetivo a implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos como lideranças locais, desburocratização, compras governamentais, inovação e sustentabilidade, cooperativismo e crédito, entre outras. É uma solução ideal para municípios interessados em transformar a situação em que se encontram, permitindo o aprimoramento do Ambiente de Negócios.
A diretora do Sebrae, Eliana Castro, afirmou que a instituição atua em parceria com os gestores, levando uma visão empreendedora da gestão pública. “Vamos trabalhar junto às prefeituras na promoção do desenvolvimento econômico, além do fomento na geração de emprego e renda através dos pequenos negócios”.
Ela destaca, ainda, que no Programa tem a inclusão produtiva, por meio das ações do “Força Mulher”, um projeto inspirado pela senadora Kátia Abreu, em parceria com o Sebrae, que visa capacitar mais de mil mulheres em segmentos considerados potenciais para mão de obra personalizada. “Fechamos o ciclo, qualificando as mulheres com a profissionalização, levando a elas a visão empreendedora, gerando acesso ao mercado, deixando-as prontas para tocarem seus negócios com os kits recebidos, referentes a profissão a qual foram capacitadas”, explicou.
O prefeito de Cristalândia, Big Jhow, reforça a importância da adesão. “Esperamos preparar a população para o mercado de trabalho, fomentando o empreendedorismo junto ao Sebrae. Com as ações do Cidade Empreendedora, nosso povo estará pronto para montar ou reinventar seus próprios negócios e terem sustento”, comemorou.
Segundo o prefeito Tiago Soares, da Lagoa da Confusão, o Programa vai oferecer oportunidades às pessoas de conduzirem, com sucesso, seus empreendimentos. “Nosso principal foco com o Cidade Empreendedora é gerar mais visibilidade ao público feminino, tendo em vista, que o município tem muito emprego no agronegócio, principalmente com cargos ocupados pelos homens, deixando muitas vezes, as mulheres sem uma renda própria e fixa”, enfatizou.
Estiveram presentes, também, os prefeitos Isaías Piagem, de Marianópolis; Enoque Portílio, de Nova Rosalândia; Ildislene Santana, de Caseara; Manoel Moura, de Abreulândia; Gerciran Saraiva, de Dois Irmãos; Adriano Ribeiro, de Barrolândia; e Nezita Martins, de Monte Santo.