Dando continuidade às comemorações ao 60º aniversário de Gurupi, o prefeito Laurez Moreira, inaugurou na manhã deste domingo, 11, a primeira etapa do Mercado Municipal Clemente Ciel do Santos. A obra faz parte do projeto “Campo Produtivo” e está sendo realizada visando o desenvolvimento e o fortalecimento da agricultura familiar, dando incentivo e assistência para as famílias locais.
O prefeito Laurez destacou a felicidade em inaugurar a primeira etapa e explicou que tudo foi planejado visando a melhor comodidade das pessoas que trabalham no local. Segundo ele, o planejamento de construir em parte deve-se ao fato de não permitir que as pessoas que trabalham no local e que dali tiram o sustento da família ficassem sem seu ponto de ganhar sua renda familiar. Ele ainda destacou que a construção do mercado municipal vai ao encontro das necessidades da população, levando benefícios e facilitando a vida dos trabalhadores locais. Enfatizou também que o desejo é que o local seja moderno, agradável e torne-se um ponto turístico como os mercados de várias cidades brasileiras, a exemplo, o de Belo Horizonte.
A obra foi construída com recursos de emenda parlamentar da Senadora Kátia Abreu e contrapartida do município. Ela destacou sobre a alegria de poder contribuir com essa realização da promoção do conforto e segurança para quem trabalha no local e de quem vai para fazer as compras. “Teremos um lugar muito agradável, onde os comerciantes poderão colocar seu produtos de qualidade e os consumidores terão comodidade para sair às compras”, disse completando que o prefeito pode contar com seu apoio para a segunda etapa e logo o mercado se tornará um cartão postal.
O presidente da Associação, Comercial, Atacadista e Varejista de Gurupi, Misael Mendes, acompanhou a inauguração da obra e afirmou sobre a satisfação em poder ver o local bonito, organizado e amplo. Segundo ele, o prefeito Laurez realizou um sonho de mais de 20 anos de pequenos empresários que atuam no local. “Os pontos ficaram ótimos e estamos esperançosos que com esse aspecto mais bonito e organizado vamos atrair mais clientes e com isso aumentar a nossa renda, além de estarmos mais seguros, assim como os clientes”, enfatizou completando que 59 pequenos empresários vão trabalhar no novo espaço.
Mercado
Nessa primeira etapa foram construídos onze boxes, totalizando sessenta lojas; fachada; cobertura termoacústica, que dá acabamento com isolamento térmico e acústico, possibilitando a redução de gastos com energia, refrigeração e controle de emissões sonoras externas em processos produtivos, além de deixar o ambiente com condições mais agradáveis para se trabalhar, refletindo, inclusive, em ganhos de produtividade; a obra também foi contemplada com calçamento externo, acessibilidade, instalação de combate a incêndio com hidrante; e paisagismo.
O projeto é parte do programa “Desenvolve Gurupi” da prefeitura de Gurupi.
Homenageado
Clemente Ciel dos Santos, nasceu em 23 de novembro de 1932 na fazenda Pedra Preta, distrito de Porto Nacional/TO e faleceu em 8 de julho de 2017. Gravou seu nome na memória e na história de Gurupi. Considerado um dos pioneiros, chegou à Gurupi na década de 50. Passou abrindo estrada no machado, com seus amigos, rumo à Porangatu, sentido sul do estado.
Depois voltou a morar com o seu tio Benjamim Carvalho da Silva, conhecido como Bião, que residia no setor Aeroporto. Anos depois se instalou na fazenda Pau de Terra e constituiu família. Nessa fazenda construiu escola, a primeira da zona rural de Gurupi, para dar oportunidade de ensino para os filhos e moradores da região.
Clemente Ciel dos Santos foi casado com Agostinha Alves Moreira, pai de 10 filhos. Instalou-se em Gurupi no ano de 1972 com sua família, para que os filhos pudessem continuar os estudos. Foi comerciante na avenida Bernardo Sayão, atualmente conhecida como avenida Goiás. O nome do seu comércio era Casa Boa Vida, onde comercializava de tudo, contribuindo para o desenvolvimento da cidade. Teve outro comércio no antigo mercado municipal.
A família recebeu a homenagem com muita alegria. O vereador Cesar Ciel, conhecido como César da Farmácia, filho do homenageado, destacou que o prefeito Laurez fez um reconhecimento emocionante, pois o pai foi um homem que contribui muito para o desenvolvimento da cidade.
A neta de Clemente, Maykellen Ciel, afirmou que seu avó foi um grande homem. “Ele construiu a primeira escola rural da região, teve comércio que colaborava com a economia local, então vemos que essa homenagem é justa, pois ele amava esse lugar. Recebemos essa homenagem com o coração aberto, nos sentimos lisonjeados e ele merece esse reconhecimento”, destacou.