Nesta terça-feira (01), o prefeito de Tocantínia Manoel Silvino Gomes Neto (SD), nomeou Marcos Simawê Xerente, para assumir o cargo de secretário Executivo de Desenvolvimento dos Povos Indígenas do município. A mãe do novo secretário, Nadi Sikupti Calixto Xerente, fez questão de prestigiar a posse do filho no cargo.
Marcos Simawê foi servidor municipal como assistente administrativo nas escolas do município e agora assume a função que era anteriormente ocupada pelo seu pai, o cacique e ex-vereador Raimundo Pereira Xerente, eleito em 2106, e que prestou serviços para a população tocantiniense até 2020. Tentou sua reeleição, mas não foi eleito.
Raimundo Kwasku como era chamado e conhecido por todos, faleceu na sua aldeia em função de uma parada cardíaca na madrugada de 02 de maio deste ano. Ele estava em pleno exercício do cargo, que passa a ser ocupado, agora, pelo filho.
O prefeito Silvino explicou que resolveu nomear Marcos Simawê para o cargo de secretário, em consideração ao amigo falecido, que também era seu companheiro nas caminhadas das campanhas eleitorais. “Além disso, acredito que o Marcos Simawê tem o perfil e capacidade para conduzir e desenvolver um bom trabalho junto à comunidade Xerente”, concluiu o prefeito.