A prefeitura de Formoso do Araguaia, acaba de divulgar na noite desta quarta-feira (24/03), um novo decreto municipal. Na abertura, recomenda-se que pessoas ao sentirem sintomas tais como: dor de garganta, febre, falta de ar, dentre outros, deverão procurar de imediato uma unidade de saúde, para seu atendimento. Ressalta-se também que pessoas sem sintomas, mas que tiveram contato com algum caso positivo, deverão permanecer em quarentena pelos próximos (14 dias).
Algumas atividades estão suspensas por tempo indeterminado como cita o Artigo 11 do Decreto, dentre elas podemos citar: reuniões ou qualquer tipo de evento que favoreçam aglomerações, casas noturnas, festas em residências, shows artísticos e etc.
Os atendimentos no âmbito da administração municipal estão limitados. O Instituto de Previdência Social do Município de Formoso do Araguaia – FORMOSO/PREV, manterá suspenso por prazo indeterminado a realização de Prova de Vida presencial, ficando autorizado a realização do procedimento por videoconferência.
Já os supermercados poderão atender ao público das 05h (cinco horas) às 21h (vinte e uma horas) e deverão adotar regime de funcionamento diferenciado, exigindo o distanciamento social, disponibilizando álcool em gel, com cartazes explicativos, organização das filas, solicitando apenas uma pessoa por família nas compras, aferindo temperaturas de clientes e colaboradores, compras por aplicativo e entregas via delivery, além de outras ações.
Os estabelecimentos comerciais não contidos no Artigo 11 a exemplo: restaurantes, sorveterias, açaiterias, bares, padarias, lanchonetes, pamonharias, pit dogs, pizzarias, espetinhos, etc.), poderão exercer suas atividades das 5h até as 21h, com a capacidade máxima de pessoas em 40%.
Fica PROIBIDO pelos próximos 10 dias, o consumo e a venda de bebidas alcoólicas em qualquer estabelecimento comercial, industrial e de serviços, dentro do município de Formoso do Araguaia.
Templos religiosos e academias podem funcionar, com sua capacidade máxima em 40% e seguindo todos os protocolos exigidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), também das 5h às 21h.
Haverá também o toque de recolher das 22h às 5h da manhã. E quem for pego infringido este horário, terá que comprovar os motivos de ter saído de casa.
Quem descumprir o decreto também estará sujeito a multas. As denúncias referentes ao descumprimento deste Decreto, poderão ser realizadas por meio da ouvidoria geral do município, através do telefone WhatsApp (63) 99103-4175 / (63) 99241–6408, para receber denúncias por mensagens de texto e áudio, todos os dias da semana, 24h (vinte e quatro horas) por dia.
Casos ativos
O município de Formoso do Araguaia conta hoje com, 252 pessoas em tratamento e 129 casos suspeitos.
Leia o Decreto na íntegra Aqui