A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, está em Brasília em busca de recursos para a cidade. Nesta terça-feira, 21, ela participou da reunião dos prefeitos e do Governo do Estado com a Bancada Federal do Tocantins, com o objetivo de apresentar projetos que possam receber emendas no orçamento do próximo ano.
Para Gurupi, a prefeita Josi Nunes está direcionando esforços para garantir emendas individuais dos parlamentares destinadas ao custeio na área da Saúde. A busca por esses recursos visa fortalecer o sistema de saúde do município, possibilitando melhorias e investimentos necessários para atender às demandas da população.
Além disso, a prefeita está pleiteando emenda de bancada para dar continuidade às obras de construção da Via Perimetral Sul. Essa via desempenhará papel fundamental ao interligar as rodovias BR-153 e BR-242, desviando o tráfego de veículos pesados do centro da cidade. A expectativa é que a implementação dessa alça viária contribua significativamente para a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos cidadãos gurupienses.
Durante a reunião, a prefeita Josi Nunes enfatizou a relevância dos recursos para Gurupi, ressaltando como esses investimentos são cruciais para o desenvolvimento da cidade. “Esses recursos serão essenciais para o futuro de Gurupi. Nossa cidade merece investimentos que promovam o bem-estar e o progresso, e é por isso que estamos apresentando nossos projetos com ênfase na área da Saúde e na continuidade da Via Perimetral Sul. Contamos com o apoio da Bancada Federal do Tocantins. Essa parceria é fundamental para concretizarmos nossos projetos e para garantir o desenvolvimento sustentável de Gurupi”, comentou a Prefeita.
Via Perimetral Sul
Com uma extensão de aproximadamente 12km, a Via Perimetral Sul será uma nova rota que proporcionará uma ligação direta entre as BR-153 e BR-242, além de conectar-se ao pátio da Ferrovia Norte/Sul. Além de aliviar o trânsito pesado no Centro da cidade, ela visa reduzir significativamente a possibilidade de acidentes, diminuindo prejuízos para os empresários e otimizando o transporte de cargas.
O ponto de partida é em frente à Central de Abastecimento de Gurupi – Ceasa, às margens da BR-153. A rota seguirá pela estrada da antiga fábrica Colorim, passando pelos arredores do Campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e finalmente chegando ao Centro Administrativo da Prefeitura de Gurupi, às margens da BR-242.
A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, já deu início à construção da Via. Já foram realizados os seguintes serviços: Definição do traçado; licenciamentos necessários; supressão vegetal; e demarcação da faixa de domínio. A próxima etapa a ser realizada será a terraplanagem.