Prefeita Josi Nunes prestigia 4º Festival Literário de Lançamento Coletivo de Títulos da AGL

logo

Conecte conosco

Prefeita Josi Nunes prestigia 4º Festival Literário de Lançamento Coletivo de Títulos da AGL

A noite deste sábado, 27, em Gurupi, foi marcada pelo 4º Festival Literário de Lançamento Coletivo de Títulos. O evento foi organizado pela Academia Gurupiense de Letras (AGL), no Centro de Convenções Mauro Cunha, e contou com o apoio da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A prefeita Josi Nunes prestigiou a programação.

Durante o lançamento coletivo de obras literárias, foram apresentados 33 livros de 25 autores. Participaram escritores e escritoras de várias cidades do Tocantins, com destaque para jovens escritores, como o Victória Miranda, de 19 anos, que lançou seu primeiro livro Rascunhos Poéticos de um Iniciante.

“Sempre fui um leitor assíduo e inspirado pela poetisa Cora Coralina, lendo uma de suas poesias, fui motivado a ser um poeta jovem, então comecei a escrever, fui melhorando com o decorrer do tempo e cheguei a esta obra, que expressa meus sentimentos, pensamentos, curiosidades, críticas sociais, entre outras coisas”, comentou o jovem escritor.

Outro autor que apresentou sua obra foi o Padre Eldinei Carneiro, que escreveu o livro O Direito Digital Como Instrumento para o Combate dos Crimes Cibernéticos. “É um tema relevante, às vezes as pessoas acham que a internet é uma terra sem lei, mas nós temos um direito que rege as relações no mundo cibernético, o livro é um caminho de conhecimento, é uma oportunidade que a pessoa tem para seu crescimento pessoal, comunitário e social”, disse o padre.

A prefeita Josi Nunes mostrou entusiasmo ao participar do evento e garantiu que a classe pode contar com o apoio da gestão. “Temos tratado sobre a cultura em todas as modalidades, depois de vivermos uma Pandemia temos que voltar a nos emocionar e alegrar através da música, da arte, da literatura, entre outras modalidades culturais. Montamos um plano de governo e estamos buscando cumprir para reconhecer os valores e riquezas da nossa terra, foi um evento maravilhoso, isso mostra a credibilidade da AGL não só em Gurupi, mas no Tocantins”, afirmou.

Na ocasião, também foi comemorado o aniversário da Academia Gurupiense de Letras, que completou 22 anos, e houve posse da nova diretoria eleita da entidade. Foram empossados Paulo Albuquerque (presidente); Jenilson Cerqueira (vice-presidente); José Maciel de Brito (secretário); Floriano Chaves (tesoureiro); Marilde Gomes e Deusderes Acácio (suplentes de diretoria); Eldinei Carneiro (orador); Plínio Sabino, Ednéia Rezende e José Pereira (Conselho fiscal); e Roberto Ribeiro, Jussara Barreira e Ubiratã Silvestre (suplentes do Conselho Fiscal).

Para o novo presidente, Paulo Albuquerque, é uma grande responsabilidade assumir o cargo. “Não é fácil tocar uma academia de letras no interior do Brasil, mas temos a grata satisfação de fazer parte de uma entidade que vem fazendo isso com muita qualidade, a quantidade de obras lançadas hoje é uma demonstração clara que não estamos mortos literalmente, estamos produzindo, autores de todas as idades e Gurupi sendo referência como uma das academias mais fortes do Tocantins e da região Norte do Brasil”, relatou.

O ex-presidente da AGL, Roberto José Ribeiro, conhecido como professor Robertão, disse que a sensação é de dever cumprido e as expectativas em relação ao evento foram superadas. “Temos aqui escritores não só gurupienses, mas gente de várias cidades que vieram prestigiar o nosso evento. Isso é muito importante para nossa cultura e valorização de nossos artistas gurupienses”, destacou.

O evento contou com presença de bom público e foi bem prestigiado pela comunidade. A aposentada Maria Amparo esteve presente e adquiriu alguns exemplares. “É muito bom esse tipo de evento cultural, eu sou uma apreciadora de bons livros e os nossos escritores estão de parabéns, pois gostei muito do que encontrei aqui”, disse.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA