Prefeita Josi Nunes prestigia 1º Jogos Indígenas realizado pela UFT de Gurupi

logo

Conecte conosco

Prefeita Josi Nunes prestigia 1º Jogos Indígenas realizado pela UFT de Gurupi

Na noite desta sexta-feira, 29, a Prefeita Josi Nunes, prestigiou a abertura oficial do 1º Jogos Indígenas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Gurupi. O evento conta com apoio da Prefeitura e segue durante este sábado, 30.

O diretor do campus da UFT, Rodrigo Tavares, agradeceu o apoio da Prefeitura e explicou que trazer os Jogos Indígenas para o município e aberto ao público visa tornar o local uma referência nestes tipos de eventos, já que Gurupi é uma cidade polo de toda Região Sul do estado. “Conversei com a prefeita que a gente pode se unir para fazer eventos indígenas cada vez mais abrangentes. Gurupi tem a capacidade de fomentar isso. E neste evento foi essencial este apoio e colaboração da prefeita Josi Nunes”, disse ele.

Os jogos contam com mais de 100 atletas, de todas as regiões do Tocantins de 7 etnias indígenas diferentes. Eles participam de jogos como a Corrida com Toras e o Arco e Flecha, e outras modalidades esportivas, como a Corrida de Atletismo e o Futebol. Mais de 15 equipes estão inscritas, masculinas e femininas. Além do campeonato, os visitantes poderão acompanhar a Exposição de Arte e Artesanato Indígena, fazer pinturas, curtir shows com artistas locais e outras apresentações culturais.

Larissa Karajá é da Aldeia dos Karajás de Xambioá e veio com um grupo de indígenas que participaram de apresentações de dança, cabo de guerra, arco e flecha e futebol. Para ela, o evento chama atenção para o respeito que se deve ter com os povos indígenas.  “É muito importante que estamos mostrando um pouco da nossa cultura, do nosso artesanato, da nossa pintura. Acima dos jogos há a união dos indígenas no evento,” disse a indígena.

Respeito e incentivo citados pela prefeita Josi Nunes como grande legado dos jogos para todos. “Quero parabenizar a UFT, porque somos parceiros no evento que achamos que é bem interessante para Gurupi. Temos aqui grupos de várias etnias e é muito bom todo este conhecimento gerado. Isso diminui preconceitos, discriminação e traz esta interação que mostra que nós somos todos iguais e precisamos estar juntos”, explicou a prefeita.

Interação também elogiada e expressa pela Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), da UFT de Gurupi, Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem. “Nós estamos no mês de abril, mês dos povos indígenas e a UFT é uma universidade extremamente negra e indígena. É com este destaque, de trabalhar com várias etnias do Tocantins, que visamos incluir e unir todos os tipos de estudantes e fazer com que eles permaneçam na universidade. Então, este tipo de ação, além de trabalhar com a questão cultural do nosso estado, também investe na permanência do estudante nela”, explicou ela.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA