A prefeita Josi Nunes recebeu autoridades de várias cidades da região Sul durante uma audiência pública que tratou sobre a instalação da Casa Abrigo de Gurupi. O evento, realizado pelo Poder Judiciário Tocantinense, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEMSVID) em parceria com a Prefeitura de Gurupi, aconteceu nesta segunda-feira, 29.
Durante a audiência pública, a Prefeita destacou que a instalação da Casa Abrigo, que visa a proteção das mulheres em situação de violência doméstica e familiar em Gurupi, é fundamental para garantir os direitos das mulheres e também para interromper os abusos. “É importante a Casa Abrigo para receber essa mulher, vítima de violência, porque muitas delas acabam se mantendo neste ciclo de violência exatamente porque elas não enxergam outra alternativa, não tem um outro lugar para onde ir, infelizmente”, disse Josi Nunes.
A prefeita de Gurupi reforçou que tem buscado recursos e parcerias para a construção da Casa Abrigo de Gurupi e também para outros projetos na área de assistência social do município. “A pauta é fundamental, mas é importante termos recursos para a construção e recursos para a manutenção [da Casa Abrigo]. Então é todo um ciclo, uma cadeia que tem que ser formada, mas nós somos parceiros e estamos lutando para isso também”, frisou.
A juíza Cirlene Maria de Assis Santos Oliveira, coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Tocantins, afirmou que a audiência pública visa sensibilizar a população, a sociedade civil e as autoridades sobre a importância da instalação da Casa Abrigo em Gurupi, que atenderá também as mulheres da região Sul do Estado. A magistrada sugeriu que os municípios desta região possam se unir, em uma espécie de consórcio, para efetivar a parceria e colaboração na manutenção da Casa Abrigo.
Ao final do evento, uma carta de intenções foi elaborada com as principais sugestões sobre o tema, que devem ser encaminhadas às autoridades.
Presenças
Além da prefeita Josi Nunes, também participaram do evento a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Luana Nunes; a secretária municipal de Cultura e Turismo, Amanda Costa; secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Talita Ferreira; a diretora municipal de Cidadania e membro do Conselho Municipal do Direito da Mulher (COMDIM), Dani Prado; os vereadores Zezinho da Lafiche, Matheus Monteiro e André Caixeta; a Secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, o Comandante do 4º BPM de Gurupi, Tenente Coronel Wesley Costa; o deputado estadual Eduardo do Dertins; da prefeita de Crixás, Flávia do Leitoa; além de vereadores, secretários municipais e representantes do poder judiciário das cidades de Araguaçu, Crixás, Figueirópolis, Peixe e Cariri.