“A SICTEG é o maior encontro de tecnologia, inovação e empreendedorismo do Estado do Tocantins. É o maior evento que populariza a ciência e a tecnologia”. Foi assim que Josi Nunes, Prefeita de Gurupi, definiu a 8ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (SICTEG), que foi aberta oficialmente na noite desta quarta-feira, 26.
Com o tema “Bicentenário da Independência – 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, o evento segue até esta sexta-feira, 28, no campus de Gurupi da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Das 08h às 23h, os três dias de programação trazem palestras, minicursos, mesas redondas, workshops, pavilhão do desenvolvimento econômico, mostra cultural, desafios de ideias, campeonato gamer, mostra tecnológica, mostra científica, mostra de extensão, praça gastronômica, espaço da economia criativa, apresentações e muito conhecimento.
“Este tipo de evento só pode ser feito em uma cidade que tem toda uma ambiência favorável para a ciência e tecnologia e Gurupi tem. Porque a nossa gestão tem uma Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação; porque nós temos o Programa Inova Gurupi, que busca agregar todas as universidades, toda a classe produtiva, classe empresarial e as gestões municipal, estadual e federal. E através da ciência e da inovação nós estamos encontrando muitas respostas inovadoras para os problemas da nossa localidade e com isso, gerando riquezas”, declarou Josi Nunes.
Várias autoridades municipais, regionais e estaduais participaram da abertura oficial da SICTEG, além de acadêmicos, professores e empresários. A solenidade contou com apresentação do Coral Uirapuru, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e com a participação de alunos do Projeto Letramento Científico, realizado pela UFT.
A SICTEG é gratuita e é uma atividade do Programa InovaGurupi, da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Prefeitura de Gurupi, Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi em parceria com o Sebrae, Acig, e colaboração do Governo Estadual, Governo Federal, Fapt, Senac, Sesi, Senai, BRK e outras instituições.
A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Gurupi, Lady Sakay, destacou os números positivos desta edição da SICTEG, que conta com mais de 100 voluntários, mais de 100 palestras e minicursos, mais de 70 estandes, mostra cultural, mostras científicas e com diversas atividades nas mais variadas áreas do conhecimento. “A 8ª SICTEG está mostrando a maturidade que o nosso ecossistema, não só de Gurupi, mas da Região Sul, alcançou porque nós nunca tivemos uma participação e uma quantidade de parceiros como estamos tendo nesta edição”, frisou, lembrando que tem programação para toda a comunidade.
Presenças
Também participaram da abertura oficial da SICTEG o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima; o presidente da Fecomércio, Itelvino Pisoni; a diretora do Sebrae, Eliana Castro; o reitor da Unitins, Augusto Resende; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins, Márcio Silveira, que representou o Governador Wanderlei Barbosa.