Veja o cronograma da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes com os prazos também para matrículas de novatos
Os pais de alunos das escolas estaduais do Tocantins têm até esta quarta-feira (2) para renovar as matrículas para o novo ano letivo. Para a renovação, os responsáveis devem ir até a unidade escolar na qual o estudante está matriculado e fazer a solicitação.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), a rede estadual tem capacidade para atender aproximadamente 180 mil alunos.
Além da renovação, nesta quarta-feira começa o período de transferência automática dos alunos da rede estadual. Conforme o cronograma, os dias 3 e 4 de janeiro serão destinados à confirmação de matrícula desses estudantes. Já para os alunos que vierem da rede municipal de ensino, a transferência automática para rede estadual ocorrerá entre os dias 7 e 9 de janeiro. A confirmação de matrícula destes estudantes será nos dias 10 e 11 de janeiro.
Na transferência automática os alunos aprovados são encaminhados pela unidade escolar de origem, através do Sistema de Gerenciamento Escolar (SGE) para a nova escola. Os responsáveis pelos estudantes devem ficar atentos aos prazos para a confirmação das matrículas para garantir a vaga. Caso o aluno queira estudar em outra escola, a solicitação de transferência deve ser feita durante o perído de matrúcula de alunos novatos.
Alunos novatos
Os estudantes novatos devem solicitar vagas de matrículas no período de 14 a 16 de janeiro preenchendo um formulário disponível no site da secretaria ou pelo telefone 0800-635050. Dentre os critérios para alocação do aluno novato na sua primeira opção, terão prioridade os estudantes com deficiência, em seguida os que têm irmão já matriculado na escola solicitada. A confirmação de matrícula dos novatos será nos dias 17 e 18 de janeiro.
Documentos para matrícula
Após a solicitação de vaga, o aluno novato deve comparecer, entre os dias 17 e 18 de janeiro, à unidade escolar informada, com o número do protocolo recebido durante a solicitação.
São necessárias cópias e originais dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento; histórico escolar ou declaração (válida por 30 dias) nos casos de transferência; comprovante do serviço militar para alunos do sexo masculino entre 19 a 45 anos (exceto aos alunos indígenas); carteira de identidade e CPF (obrigatório para o ensino médio em todas as modalidades); cópia atualizada do comprovante de endereço e uma foto 3 x 4 recente.
Confira o cronograma:
- 26/12 a 02/01 – Rematrícula dos alunos da Rede Estadual
- 02/01 – Transferência Automática da Rede Estadual
- 03 e 04/01 – Confirmação dos alunos da Transferência Automática da Rede Estadual
- 07 a 09/01 – Transferência Automática da Rede Municipal para a Rede Estadual
- 10 a 11/01 – Confirmação de matrícula dos alunos oriundos da Rede Municipal
- 14 a 16/01 – Solicitação de matrículas dos alunos novatos
- 17 a 18/01 – Confirmação de matrícula dos alunos novatos