Órgão disse que está tomando as providências necessárias e que deve implantar o sistema após a posse da nova diretoria. Prazo anterior vencia na última segunda-feira (31).
O prazo para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Tocantins implantar as placas de veículos no padrão do Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi adiado. A data limite era a última segunda-feira (31), mas agora o estado tem até o dia 30 de junho de 2019 para começar a emissão.
O Detran informou que está tomando todas as providências necessárias e que deve implantar o sistema após a posse da nova diretoria. Desta forma, segundo o órgão, os usuários que já tiverem se adequado e realizado o emplacamento não serão onerados caso ocorram mudanças. O novo presidente do Detran deve ser nomeado por Mauro Carlesse (PHS) nos próximos dias.
O novo padrão só precisa ser adotado para o primeiro emplacamento e, para quem tiver a placa antiga, no caso da troca de município ou propriedade. O padrão já é usado na Argentina e no Uruguai.
A mudança no Brasil foi anunciada em 2014 para entrar em vigor inicialmente em 2016. Depois foi adiada para 2017 e atualmente cada estado trabalha com um prazo diferente estabelecido pelo Contran.