Produtores devem ficara atentos, porque além do feriado do Natal o governo decretou ponto facultativo nos dias 24 e 30. A comprovação deve ser feita de forma presencial.
O prazo para comprovar a vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa termina no próximo dia 30 de dezembro. Os produtores devem ficar atentos porque além do feriado do dia 25, também não haverá expediente nas repartições públicas nos dias 24 e 30 devido ao ponto facultativo decretado pelo governo estadual.
Quem ainda não declarou a vacina deverá procurar uma unidade da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). É preciso levar a nota fiscal da compra da vacina e carta-aviso preenchida.
A expectativa da Adapec é de que 4 milhões de animais tenham sido vacinados entre os dias 1º e 30 de novembro. “Com a pandemia prorrogamos a comprovação até o final do ano, para que o pecuarista fizesse seu agendamento evitando assim aglomerações nos escritórios”, disse o responsável técnico pelo Programa Estadual de Prevenção à Febre Aftosa, João Eduardo Pires.
Nesta etapa da campanha foram abrangidos os animais com até 24 meses de idade. A multa para quem deixou de vacinar é R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada, além de outras sanções.
Os contatos das unidades de atendimento estão disponíveis no site da Adapec.