logo

Conecte conosco

Possível processo de cassação contra prefeito de Formoso do Araguaia gera especulações e esclarecimentos

Presidente da Câmara Municipal comenta rumores sobre articulação para cassação do prefeito Heno Rodrigues e seu vice Israel Kawé e esclarece procedimentos legais.

Após rumores e especulações sobre uma possível articulação da Câmara de Vereadores de Formoso do Araguaia para abrir um processo de cassação contra o prefeito Heno Rodrigues e seu vice Israel Kawé, a reportagem do Portal do Amaral buscou esclarecimentos na tarde desta terça-feira, dia 20, com o presidente da câmara municipal, vereador Felipe Souza.

Em entrevista exclusiva, o vereador Felipe Souza confirmou que existe uma conversa nos bastidores sobre a oposição estar articulando a apresentação de uma denúncia pedindo a cassação do prefeito Heno Rodrigues e de seu vice Israel Kaué. No entanto, destacou que a câmara municipal, como instituição, está aguardando o protocolo formal dessa situação para tomar qualquer posicionamento.

“O fato é que não temos direcionamento de votos previamente definidos, simplesmente ouvimos a pretensão, diga-se, até o momento informal, da oposição na condição companheiros de parlamento, e acredito que esse diálogo interno proposto pela oposição entre os parlamentares seja para superar os erros cometidos em outras proposituras de abertura de CPI em que todos os vereadores foram pegos de surpresa no plenário acerca dos pedidos, mas em resumo a câmara continua aguardando o efetivo protocolo para que possamos ter um posicionamento legal, de acordo com o estabelecido na lei”, afirmou o presidente da câmara.

Felipe Souza explicou que após o protocolo da denúncia, se houver, a câmara irá averiguar e fazer o juízo de admissibilidade para decidir se avança ou não na formação da comissão processante. Ele ressaltou que, neste momento, não há nenhuma definição sobre o afastamento do atual gestor, mas que a situação será avaliada ao final do trabalho da comissão.

A possível abertura de um processo de cassação contra o prefeito Heno Rodrigues e seu vice Israel Kawé tem gerado intensa especulação na cidade, após uma operação da Polícia Federal no início deste mês.

No entanto, o presidente assegura que os procedimentos legais serão seguidos rigorosamente, garantindo a transparência e a legalidade em todo o processo. O Portal do Amaral continuará acompanhando de perto os desdobramentos dessa situação.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA