Uma criança de dois anos se engasgou na tarde desta segunda-feira (13) e foi salva após um bombeiro orientar a mãe, por telefone, sobre os procedimentos necessários para salvá-la. Acidente foi registrado por volta das 16h30 em Araguaína, na região norte do Tocantins.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a mãe da vítima ligou desesperada contando que o filho havia se engasgado com um pedaço de alimento. Por telefone, ela foi acalmada e orientada a como realizar o procedimento. No momento da ligação uma viatura foi em direção a casa, mas não precisou chegar ao endereço, já que a criança voltou a respirar na segunda tentativa. A criança passa bem.
O cabo Silva Neto foi quem passou as orientações. Ele conta que todos estão sujeitos à essa situação. “Estou feliz! Tenho uma criança de um ano em casa e poderia acontecer com ele. Feliz por poder aliviar a família e ajudar a evitar uma tragédia”, comemorou.
Ao G1, o cabo contou o movimento passado no momento da ocorrência. “Tem que colocar a sua mão no rosto da criança e deitá-la de bruços. Depois disso dar tapas um pouquinho mais fortes no meio das costas até o alimento sair”.
Silva conta que se a vítima desse tipo de acidente ficar muito tempo sem respirar, as funções neurológicas podem ser comprometidas. O caso é ainda mais delicado quando se trata de crianças.