Ponte sobre o Rio Tocantins em Porto Nacional passa por vistoria e fica parcialmente interditada

logo

Conecte conosco

Ponte sobre o Rio Tocantins em Porto Nacional passa por vistoria e fica parcialmente interditada

Vistoria está sendo realizada por engenheiros da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto). Trânsito deve ser totalmente liberado durante a tarde desta sexta-feira.

A ponte sobre o rio Tocantins na TO-255, em Porto Nacional, está passando por uma vistoria técnica nesta sexta-feira (1º). Por causa disso, o trânsito está parcialmente interditado e funcionando apenas em meia pista. A avaliação na estrutura está sendo feita por uma equipe de engenheiros da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto). O Corpo de Bombeiros também acompanha a vistoria.

Transito está parcialmente interditado — Foto: Divulgação

Transito está parcialmente interditado — Foto: Divulgação

Há anos a ponte de Porto Nacional tem deixado os motoristas com medo da travessia. Isso por que a obra já tem mais de 40 anos e apresenta visíveis problemas estruturais. Nessa semana, o Ministério Público Estadual (MPE) pediu que o governo do estado avaliasse a segurança da estrutura.

Desde que foi parcialmente interditada, em setembro de 2011, o trajeto é considerado perigoso. Atualmente, a travessia só é permitida para veículos com até 30 toneladas. No ano de 2014, foi aberto o processo licitatório para a construção de uma nova ponte, mas as obras não começaram.

O trânsito sobre a ponte deve ser totalmente liberado durante a tarde.

Estrutura da ponte oferece riscos — Foto: Divulgação/MPE-TO

Estrutura da ponte oferece riscos — Foto: Divulgação/MPE-TO

Interdição

A ponte sobre o rio Tocantins está parcialmente interditada desde setembro de 2011, conforme decreto do governo do estado. Desde essa época, somente veículos com até 30 toneladas de peso podem passar pelo local. Para chegar à capital, veículos que ultrapassam o limite de peso imposto pelo decreto precisam ir até Paraíso do Tocantins, aumentando a distância em 100 km.

Em 2018, o governo anunciou que balsas serão instaladas na região para travessia dos veículos com mais de 30 toneladas. O governo disse as estruturas já estão em Porto Nacional e que as licenças ambientais para o funcionamento estão aprovadas. Ageto informou que está iniciando o processo aquisição do material necessário para a construção dos acessos.

Parceiro:

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA