Ponte sobre o Rio Tocantins e outros nove empreendimentos são prioridades do Governo Federal no estado

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Ponte sobre o Rio Tocantins e outros nove empreendimentos são prioridades do Governo Federal no estado

Conforme plano coordenado pelo Ministério dos Transportes, sete novos contratos serão firmados para garantir melhorias na malha rodoviária que cruza o território tocantinense

Dez empreendimentos de infraestrutura de transportes em Tocantins entraram para a lista de ações prioritárias do Governo Federal. Estão previstas intervenções em cinco rodovias federais que cortam o estado, somando mais de 1,6 mil quilômetros a serem renovados.

Conforme o Plano de 100 dias, coordenado pelo Ministério dos Transportes, haverá até abril seis novas contratações do Plano Anual de Trabalho e Orçamento (PATO). Elas incluem trechos das BRs-242/TO, 010/TO, 226/TO, 153/TO e 235/TO.

Outra prioridade na BR-235 será recuperar a ponte sobre o Rio Tocantins. Esse serviço foi incluso no Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (Proarte), o qual permite a renovação das chamadas Obras de Artes Especiais — viadutos, túneis, passarelas, pontes e estrutura de contenção –, localizadas ao longo das rodovias contempladas pela iniciativa.

Completam as prioridades federais no estado a conclusão de obras de recuperação de pavimentos em segmentos da BR-235, executadas por meio de Contratos de Manutenção de Rodovias (CREMA).

Todos os serviços previstos para o estado serão executados por equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Por todo o país

O Plano de 100 Dias terá cerca de R$ 1,7 bilhão para retomar e intensificar obras, preparar rodovias para o período de chuvas, garantir o escoamento da safra agrícola e diminuir o número de acidentes graves em todo o país.

O valor possibilitará a entrega de 861 quilômetros pavimentados, revitalizados e sinalizados até abril de 2023. No período, 72 pontes e viadutos serão revitalizados. Haverá, ainda, a retomada de mais 670 quilômetros de obras hoje paradas por falta de verbas: nelas, estão previstas revitalização, construção e adequação de segmentos críticos.

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