Policiais penais do Núcleo de Operações com Cães promovem ação social com crianças e adolescentes em combate à violência infantil no Tocantins

logo

Conecte conosco

Policiais penais do Núcleo de Operações com Cães promovem ação social com crianças e adolescentes em combate à violência infantil no Tocantins

Ação foi direcionada aos filhos de custodiados da Unidade de Tratamento Penal Regional Barra da Grota

Em mais uma ação integrada no combate à violência infantil, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência de Administração do Sistema Penitenciário e Prisional, participa da operação nacional Hagnos, coordenada pelo Ministério da Justiça. Com o objetivo de combater crimes de violência contra crianças e adolescentes, a ação mobilizou diversas forças de segurança no Tocantins e contemplou, de forma especial, os filhos de custodiados da Unidade de Tratamento Penal Regional Barra da Grota (UTPRBG).

Na última sexta-feira, 8, policiais penais do Núcleo de Operações com Cães (NOC), realizaram uma intervenção social inovadora, que envolveu um dos cães do Núcleo, a K9 Zoe, em atividades educativas com as crianças. A presença de Zoe, um cão policial treinado, trouxe não só um momento lúdico para o evento, mas também contribuiu de maneira criativa e eficiente a apresentação de temas importantes sobre seus direitos e segurança.

A ação consistiu na distribuição de kits pedagógicos, que incluíam materiais de leitura e pintura, todos com a temática voltada à conscientização sobre os direitos das crianças e a prevenção à violência. As crianças receberam uma revista para colorir, contendo a história da K9 Zoe, o “Cão Policial Amigo da Criança e Adolescente”, além de lápis de cor, giz de cera e uma camiseta com o nome da Zoe. Como parte do kit, os pais também receberam orientações sobre os direitos da criança e adolescente, com uma palestra abordando as formas de identificar e combater qualquer tipo de violência contra os menores.

Para o coordenador do NOC, Marconi Cardoso, as orientações pedagógicas oferecidas durante esses encontros são fundamentais para minimizar os impactos do encarceramento. “Foi com grande satisfação que desenvolvemos esta importante iniciativa junto ao Ministério da Justiça, que conta com a parceria da Polícia Penal. Essa operação representa um passo crucial na direção da humanização do sistema prisional e promoção da ressocialização, pois ao investirmos no bem-estar das famílias, especialmente das crianças e adolescentes, durante as visitas aos presídios, estamos construindo pontes para um futuro mais justo e igualitário”, ressaltou o coordenador do NOC.

O apoio da K9 Zoe, bem como a abordagem educativa, auxilia no alinhamento de ações de prevenção e conscientização com as políticas públicas de segurança.

 

Sobre a Operação Hagnos

A operação Hagnos é uma ação nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e reúne forças de segurança de todo o país com o objetivo de combater crimes de violência contra crianças e adolescentes, além de promover a conscientização sobre o tema. A ação, que ocorre anualmente, integra órgãos da segurança pública, além de diversas outras entidades e instituições que atuam na proteção dos direitos desse público.

Dentro do Sistema Penitenciário, a nível da Polícia Penal, durante esse mês de novembro de 1 a 29, serão realizadas oficinas, palestras, visitas às unidades penais em dias de visitações, para que a equipe visitante participe das rodas de conversas, palestras e ações educativas com as crianças e adolescentes familiares dos internos. Com isso, fechando o ciclo, orientando e buscando que esse tipo de crime não aconteça com nossas crianças no Brasil”, explicou o diretor de Administração e Operações do Sistema Penitenciário e Prisional, Cléber Solano.

No Tocantins, a operação reúne a Secretaria de Segurança Pública e Polícia Civil; a Polícia Militar, a Polícia Penal; Corpo de Bombeiros; Guarda Metropolitana; Polícia Rodoviária Federal e Conselho Tutelar.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA