O programa permite o monitoramento diário de todo o território brasileiro
Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos e se atualizar na prática investigativa, cerca de trinta policiais civis, lotados em unidades policiais e em núcleos da polícia científica de Palmas e também do interior do Estado, participaram, na tarde desta quarta-feira, 15, na Capital, de um treinamento sobre novas tecnologias de georreferenciamento do programa Brasil Mais, do Governo Federal.
Ao longo de toda a tarde, as palestrantes Luana de Oliveira, coordenadora da empresa SCCON – Tecnologia Geoespacial e Mapeamento Via Satélite, detentora da tecnologia de monitoramento via satélite, e Carolyne Machado, Analista Sênior de Sensoriamento Remoto da mesma empresa, estiveram na sede a Escola Superior de Polícia Civil (Espol), onde ministraram o treinamento sobre o produto que é disponibilizado pela empresa ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, através de convênio firmado com a Polícia Federal.
Durante a palestra, os especialistas da empresa apresentaram de forma clara e técnica, todas as características e funcionalidades do sistema, enfatizando todos os pontos que o tornam um grande aliado das instituições no combate à prática de ilícitos. Ainda durante o evento, os policiais civis puderam interagir e tirar dúvidas sobre todos os aspectos da nova ferramenta e que foram demonstrados pelas palestrantes.
Apoio no combate ao crime
Conforme explicou Luana de Oliveira, a ferramenta é mais uma aliada da Polícia Civil no combate à criminalidade, pois trata-se um tecnologia de ponta que vai poder fazer esse monitoramento diário, entender o que acontece em todo o território de atuação da referida unidade policial, atuar nas regiões de divisa, detectando possíveis áreas de ocupações irregulares. “Ou seja, o equipamento tem uma série de ocupações tanto de esfera ambiental, quanto de segurança pública que podem auxiliar no dia a dia da atividade policial”, frisou.
Após a conclusão do treinamento, os policiais civis capacitados já podem acessar as ferramentas do programa Brasil Mais de georeferenciamento.
O delegado Rommel Rubens Rabelo, titular da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente e Conflitos Agrários (DEMAG -Palmas), avaliou de forma positiva o momento de treinamento, uma vez que esse novo sistema de monitoramento de imagens via satélite, em especial no que diz respeito a crimes ambientais, proporciona o fornecimento de imagens diárias com mais celeridade onde será possível visualizar possíveis alterações de vegetações, incêndios ambientais, desmatamentos, área de garimpo irregular, possibilitando uma maior agilidade e a pronta resposta da Polícia Civil e dos demais órgãos fiscalizadores.
“Essa ferramenta, se bem utilizada, pode colocar a Polícia Civil e os órgãos de fiscalização ambiental à frente de situações no exato momento e que estejam acontecendo a fim de responsabilizar supostos autores, o que sem dúvida é de extrema importância, pois com o auxílio das imagens via satélite, é possível comprovar as ações criminosas que porventura podem ter sido praticadas”, destacou.
O agente de Polícia, Rones de Oliveira Lino, lotado na 5ª Delegacia de Polícia Civil de Palmas, classificou o treinamento como de grande relevância, pois o curso ofertado irá auxiliar nas atividades do dia a dia da atividade policial. “Esse novo sistema de monitoramento via satélite, vem agregar a nossa atuação diária, visto que, por meio dele, poderemos identificar áreas que, onde estejam ocorrendo algum tipo de ilícito e fazer a pronta intervenção, se necessário”, frisou.
Programa Brasil Mais
O programa Brasil Mais está em vigor desde o ano de 2020 e tem por objetivo fornecer produtos de sensoriamento remoto, tais como imagens de satélite, detecção de mudanças a partir de imagens de satélite, para usuários públicos, tanto da esfera da segurança pública quanto do meio ambiente.Todas as instituições de segurança pública do Brasil podem acessar esses produtos de forma gratuita.
Por meio do programa, essa instituição tem imagens diárias de satélite de três metros de resolução espacial e todos os dias tem uma nova imagem. Assim, por meio desse monitoramento diário de todo o território brasileiro, as forças de segurança podem acompanhar a dinâmica e questões que ocorrem no território brasileito e podem envolver ilícitos.