Após 58 dias, 25 novos “Cavaleiros de Aço” concluíram com êxito o curso.
A Polícia Militar do Tocantins realizou na manhã desta terça-feira, 11, a formatura da quarta turma do Curso de Intervenção Rápida Ostensiva (IV CIRO) – Turma Cabo QPPM Solonaldo Rocha (in memorian).
A solenidade de formatura aconteceu no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG) e contou com as presenças de autoridades militares e civis, convidados e familiares dos formandos. Pela quarta vez, o senhor Túlio Jorge Chegury, foi o padrinho dos formandos.
O curso iniciou no dia 15 do mês de maio, com duração de 490 horas/aulas, contemplando 14 disciplinas e estágio supervisionado, como doutrina do GIRO, oficina básica e avançada de tiro, controle de distúrbios civis e tecnologia de menor potencial ofensivo, gerenciamento de crises, pilotagem rápida e defensiva, batedor e escolta motociclística, dentre outras.
Ao todo foram 31 policiais matriculados, porém só 25 conseguiram concluir o curso. Destes, 16 são da Polícia Militar do Tocantins e nove pertencem às coirmãs dos estados do Pará, Maranhão, Mato Grosso, Acre e Guarda Municipal de Vitória – ES e Força Nacional.
O CIRO ter por objetivo capacitar policiais militares para o emprego em patrulhamento tático operacional com motocicletas, a fim de exercerem uma pilotagem rápida e arrojada na busca pelo combate à criminalidade.
Como primeiro ato da solenidade teve a apresentação da tropa motorizada, feita pelo Major Átila Azevedo Gomes Júnior ao Chefe do Estado Maior, Coronel Cláudio Tomaz Coêlho de Souza. Os formandos se apresentaram em 13 motocicletas. O coordenador do curso, Major Vilson Rodrigues da Silva Júnior fez a apresentação da turma ao Chefe do Estado Maior.
O orador da turma, Soldado Wandisley Muniz Leal, falou que durante a jornada eles colocaram à prova a capacidade de superação “hoje se encerra uma importante etapa em nossa carreira e damos mais um passo no nosso crescimento e realização profissional. Aquilo que era para muitos apenas um sonho, hoje se torna realidade; ao lembrar da anunciação do curso já batia um frio na barriga, iniciava ali todo um planejamento para que um dia conseguíssemos possuir a habilidade que um ser humano comum não possui”