Policiamento reforçado garante segurança em municípios do estado durante carnaval
O 4º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Tocantins encerrou nesta terça-feira, 21, a Operação Carnaval 2023. Durante os cinco dias de policiamento reforçado na região, a PM realizou diversas ações de fiscalização e prevenção ao crime.
Três municípios da unidade – Peixe, Aliança e Gurupi – contaram com programação oficial de carnaval, sendo este último considerado o maior carnaval da região norte do país. Aproximadamente 20 mil pessoas passaram pelo circuito da folia em Gurupi, e a presença policial reforçada na avenida, o policiamento ostensivo e preventivo em toda a cidade, além das câmeras de videomonitoramento, garantiram a segurança dos foliões.
A Polícia Militar contou com um efetivo de 200 policiais que realizaram mais de 400 abordagens e buscas em pessoas e veículos em atitude suspeita no circuito e suas proximidades. Como resultado, foram presas em flagrante três pessoas, apreendido um menor e localizado um foragido da justiça que possuía mandado de prisão em aberto.
Durante a operação, foram registrados onze Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO) por Posse de Entorpecentes e dois Tráficos de Drogas, resultando na apreensão de 42g de cocaína, 6g de crack, 33g de maconha, 01 frasco de lança perfume e 01 ponto de LSD.
Na noite de domingo, 19, foi registrado um Porte ilegal de arma de fogo, sendo apreendida uma arma e 11 munições intactas. O autor foi encaminhado à delegacia.
O Comandante do 4º BPM, Tenente Coronel W. Costa, enfatizou a dedicação dos policiais empenhados e destacou que “o planejamento da operação foi criterioso e incluiu estratégias bem elaboradas, afim de proporcionar um período de festa tranquilo à população local e a todos os turistas que passaram por aqui. No geral, foi um carnaval sem registro de violência, um dos mais tranquilos que a Polícia Militar já trabalhou, e isso é resultado do empenho dos nossos policiais militares”.
O Tenente Coronel W. Costa ressaltou ainda que “essa operação não teria tido tamanho êxito sem todo apoio e suporte do Excelentíssimo Comandante Geral e do Sr. Comandante do Policiamento do Interior da nossa gloriosa PMTO”.