Na manhã desta segunda-feira, 03, o 4º Batalhão de Polícia Militar deu início à operação “Natal Seguro” com a implementação do Ciclo-Patrulha e emprego da Base Móvel de Segurança.
A ação resulta do planejamento estratégico do Comando-Geral da Corporação com o objetivo de garantir maior segurança e tranquilidade à população tocantinense durante o período de final de ano. Em Gurupi, o 4º BPM conta ainda com a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL/Gurupi.
A operação consiste no emprego de uma equipe tríplice composta por uma viatura de área, a Base Móvel de Segurança e uma equipe em bicicletas, que reforçarão a segurança de comerciantes e clientes no período de aquecimento das vendas natalinas. A finalidade é prevenir a ocorrência de delitos, principalmente furtos, roubos e estelionatos, que comumente acontecem nessa ocasião.
O policiamento tem também o objetivo de aproximar mais a PM da comunidade por intermédio das equipes de Ciclo-patrulha, pois o dinamismo dessa modalidade de policiamento permite maior visibilidade e acesso ao cidadão. Pois a Unidade empregará policiais em pontos estratégicos na Base Móvel de Segurança, que além da atuação preventiva, eles farão atendimento de ocorrências que se depararem ou forem solicitados e ainda prestarão orientações de segurança.
Na dinâmica de trabalho, a patrulha de área fará o policiamento ostensivo mais abrangente e sempre que for necessário atuará conjuntamente com a equipe da Base Móvel e da equipe de Ciclo-patrulha. Já está última (Ciclo-patrulha), por sua vez, fará o policiamento dirigido aos cidadãos que saem às compras e aos próprios comerciários através do contato mais aproximado, que se torna possível, graças ao uso de bicicletas.
Para o presidente da CDL, senhor Jovino Ribeiro Moura, que apoiou o 4º BPM na reforma das bicicletas e confecção do uniforme, a estratégia de policiamento adotada pela PM proporcionará mais segurança para comerciantes e clientes, pois possibilitará um ambiente favorável às vendas durante o período natalino.
O Comandante da Unidade, tenente-coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, planeja com o lançamento desta operação e modalidade de policiamento, reduzir ainda mais as ocorrências de crimes contra o patrimônio e garantir maior segurança e tranquilidade aos comerciantes e aos cidadãos que sairão às compras durante o fim de ano.