Ordens de busca e apreensão foram expedidas pela Justiça Federal do Tocantins. Grupo agia principalmente em Araguaína e no norte do estado.
A Polícia Federal está fazendo uma operação contra um suposto grupo criminoso que atua no comércio ilegal de cigarros contrabandeados. Nesta quinta-feira (19) estão sendo cumpridos dez mandados de busca e apreensão em cinco cidades de Tocantins, Goiás e Piauí. A ação foi chamada de Cortina de Fumaça.
São cerca de 40 policiais cumprindo os mandados expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal, nas cidades de Araguaína, Colinas do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Anápolis (GO) e São Raimundo Nonato (PI).
Segundo a PF, os produtos ilegais estariam sendo vendidos principalmente em Araguaína e na região norte do Tocantins. A operação tem como objetivo a obtenção de provas e interromper as ações criminosas.
Durante a operação foi encontrado um depósito onde os produtos eram guardados. Foram apreendidas várias caixas cheias de maços de cigarros, além de uma grande quantia em dinheiro.
Os investigados são suspeitos de cometer os crimes de contrabando, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A operação foi chamada de Cortina de Fumaça em referência a forma encoberta de realização do comércio ilegal de cigarros contrabandeados pelos suspeitos.