O montante é oriundo de emenda impositiva da bancada federal prevista na Lei Orçamentária de 2019.
A Polícia Civil do Tocantins vai receber R$ 20 milhões de emenda impositiva da bancada federal prevista na Lei Orçamentária de 2019 para aquisição de um software que vai modernizar os trabalhos investigativos.
O sistema ABIS é utilizado por 16 Estados brasileiros e possibilita maior precisão e velocidade de resposta nas análises periciais quanto à identificação de infratores.
“O software oferece suporte para ampliar a proteção do nosso Estado”, enfatizou Naídes Veras, vice-presidente da Associação dos Peritos Papiloscopistas (Aspa).
A deputada federal Professora Dorinha discutiu a aplicação dos recursos com representantes da Polícia Civil, diretoria da Federação Interestadual dos Policiais Civis das Regiões Centro-Oeste e Norte (Feipol), Sindicato de Policiais Civis do Tocantins (Sinpol) e Aspa.
Uma das grandes preocupações dos representantes classistas externada durante a reunião é quanto à aplicação integral do montante na finalidade prevista.
“Embora o atual governo não tenha histórico de desvio de finalidade quanto à destinação de recursos provenientes de emendas parlamentares, essa prática é comum no Estado do Tocantins e estaremos atentos para que mais uma vez a segurança pública não seja colocada em segundo plano”, disse Ubiratan Rebelo, presidente do Sinpol-TO.
A deputada Professora Dorinha garantiu aos representantes da classe total empenho para a liberação e aplicação dos recursos conforme previsto.
“As necessidades do Tocantins na área da segurança pública são grandes. Farei a gestão necessária junto aos órgãos estaduais para garantir a total aplicação dos recursos disponibilizados por meio dessa emenda. A segurança pública é pauta prioritária em nível nacional e eu estarei cada vez mais presente nos assuntos ligados ao tema”, afirmou.
Pautas nacionais
O apoio do Governo Federal para a modernização da Polícia Civil nos Estados também esteve na pauta da reunião.
A presidente da Feipol, Marcilene Lucena, fez um pedido de apoio político à deputada Dorinha para o agendamento de uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.
“A pauta da segurança pública é extensa e prioritária”, destacou Marcilene.