Grupo de alunos foi recebido pelo delegado-chefe da 6ª DEAMV, José Lucas Melo.
Na manhã desta quarta-feira, 27, um grupo de acadêmicos do curso de direito da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), esteve nas dependências do Complexo de Delegacias da 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Paraíso do Tocantins.
No local, eles foram recebidos pelo delegado-chefe da 6ª Delegacia de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (6ª DEAMV), José Lucas Melo e tiveram a oportunidade de conhecer toda estrutura da PC-TO, bem como participar de palestras com o delegado, além de peritos e papiloscopistas.
Logo após, os universitários tiveram uma palestra ministrada pelo delegado José Lucas Melo sobre as atividades investigativas da Polícia Civil e a realidade policial no que diz respeito a região de Paraíso do Tocantins. De forma clara e dinâmica, a autoridade falou sobre as atribuições da PC-TO, bem como ressaltou as operações que são realizadas diariamente na região. José Lucas também falou sobre a integração com outras forças de segurança e a integração da Polícia Civil com o Poder Judiciário e o Ministério Público.
Em seguida, os acadêmicos tiveram a oportunidade de participar de outra palestra com os peritos oficiais Thales Peruch Lemos dos Santos e Nelson Maranhão Neto, do Núcleo de Criminalística de Paraíso, os quais falaram sobre as atividades periciais desenvolvidas pelo órgão, as quais são de extrema importância para a investigação policial.
No encerramento da visita técnica, os futuros bacharéis de direito estiveram com a papiloscopista Francisca Gomes de Oliveira, a qual palestrou sobre os trabalhos do Instituto de Identificação. Trabalho este que muito auxilia nas investigações da Polícia Civil do Tocantins.
Sobre o momento, o delegado José Lucas destacou que é importante esse primeiro contato dos alunos, que logo mais estarão atuando nas mais diversas áreas jurídicas e precisarão ter uma visão global de todo o sistema de Justiça.
“Hoje estes futuros operadores do direito puderam ter uma visão, mesmo que superficial das atividades policiais que são realizadas diariamente pela Polícia Civil do Tocantins, em mais de 15º municípios que abrangem a 5ª DRPC. É gratificante saber que muitos deles, inclusive, se interessam pela carreira policial e pretendem prestar concurso público para a área”, ponderou a autoridade policial.