Polícia Civil elucida três casos de pessoas desaparecidas

logo

Conecte conosco

Polícia Civil elucida três casos de pessoas desaparecidas

 Dos 123 casos de desaparecimentos registrados neste ano, apenas cinco ainda seguem em aberto.

A Polícia Civil do Tocantins, por meio da Delegacia Especializada de Polícia Interestadual , Capturas e Desaparecidos (Polinter), tem realizado um amplo e intenso trabalho para elucidar casos de desaparecimentos com maior rapidez. Nesta sexta-feira, 4, por meio de um trabalho integrado entre Polinter e Delegacias de Polícia Civil de diversos estados, foi possível localizar três pessoas que haviam desaparecido em menos de um mês.
Entre os casos, está o de uma jovem de 19 anos, residente em Palmas. Ela havia desaparecido no dia 25 de agosto e foi localizada pela Polinter, nesta sexta-feira, 4, no município de Bragança, no Pará. Após o desaparecimento da jovem, a família registrou um Boletim de Ocorrência e, de imediato, a Polinter iniciou as diligências para localizá-la.
A jovem se apresentou na Delegacia de Polícia Civil de Bragança-PA, na manhã desta sexta-feira. De acordo com as informações do delegado-chefe da Polinter, Fábio Simon, a jovem está em segurança e a delegacia entrou em contato com a família para tranquilizá-los.
O segundo caso é de uma adolescente de 12 anos de idade, também residente em Palmas. Ela foi localizada na manhã desta sexta-feira, em Ponte Alta do Tocantins. O Boletim de Ocorrência foi registrado pela família da menor na última quarta-feira, 02. A jovem encontra-se em poder da mãe e o caso será remetido à Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA – Palmas) para providências.
Já o terceiro caso, trata-se de uma precatória enviada à Polinter pelo estado do Maranhão em 11 de agosto deste ano sobre o desaparecimento de um homem de 38 anos. Segundo informações policiais, o homem chegou a ligar para mãe dizendo que estava em trânsito para o Tocantins e pediu que ela depositasse o dinheiro na conta de uma pessoa, ainda não identificada.  Após verificação da Polinter, o homem f oi localizado nesta sexta-feira no estado de Goiás, onde encontra-se preso pelo suposto transporte de drogas. A família também já foi informada sobre o fato.
Ações da Polinter
O delegado-chefe da Polinter, Fábio Simon, informou que diversas ações realizadas pela delegacia têm contribuído na agilidade da solução dos casos. Dentre as ações, o delegado destacou a página criada no facebook, a qual tem o objetivo de ampliar a divulgação de pessoas desaparecidas e sensibilizar e população a contribuir com informações. A página está disponível no link https://www.facebook.com/polinterto
Simon destacou também a participação no Sinalid, o qual tem o  objetivo de garantir a efetividade das investigações relativas aos casos de desaparecimento de pessoas no Estado do Tocantins no âmbito do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid).
Outra ação destacada pelo Delegado é Intercâmbio. Em comum a todas as partes, o Acordo estabelece que, por meio dos setores de Comunicação Social, sejam veiculadas imagens de pessoas desaparecidas em suas mídias sociais. Prevê também a participação dos treinamentos e a promoção de medidas administrativas pela Secretaria da Segurança Pública que facilitem o intercâmbio de dados e informações entre seus agentes e servidores para alimentação do Sinalid.
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA