Polícia Civil do Tocantins alerta população para crescimento de novo tipo de golpe praticado em sites de compra e venda

logo

Conecte conosco

Polícia Civil do Tocantins alerta população para crescimento de novo tipo de golpe praticado em sites de compra e venda

A Polícia Civil do Tocantins, por intermédio da 1ª Delegacia de Polícia de Palmas, alerta à população em geral sobre a incidência de um novo golpe que está sendo aplicado por estelionatários e que tem feito muitas vítimas, em Palmas, e também em municípios do interior do Estado.

Conforme o delegado Cassiano Ribeiro Oyama, o estelionatário busca anúncios locais de veículos na plataforma do site da OLX e entra em contato com o vendedor do bem, solicitando o envio de mais fotos. Após receber as fotos, o golpista monta um novo anúncio do mesmo bem, só que com um preço bem menor que o valor original e, desta forma, consegue atrair potenciais vítimas.

Após firmar tratativas com o “comprador”, o estelionatário volta a manter contato com o vendedor original e, mediante nova estratégia, convence-o de que irá adquiro adquirir o veículo, mas que o mesmo será repassado para outro indivíduo, que reside em Palmas, por um valor menor, por se tratar de abatimento de uma dívida anterior.

Desse modo, o estelionatário convence o vendedor a se passar por um amigo ou parente do criminoso, marcando encontro entre o vendedor de boa fé e o comprador enganado. Sem saber que está caindo em um golpe, à vítima transfere o valor ao estelionatário, que então determina o encontro de vendedor e comprador em algum cartório da capital, para assinatura do documento de transferência do veículo, enviando para o vendedor um documento de depósito contrafeito (falso).

No entanto, ao constatar que o depósito não ocorreu, o vendedor, supostamente de boa fé, nega-se a transferir o veículo, momento em que descobrem terem sido vítimas de um golpe.

Ainda segundo o delegado Oyama, somente nos últimos dois meses, a 1ª DPC da Capital já registrou e apura a prática de pelo menos cinco golpes envolvendo veículos.

“Em um dos casos, a vítima foi ao cartório e chegou a efetuar a transferência do documento do veículo ao suposto comprador, no entanto, dias depois, constatou que havia recebido um comprovante falso e que o dinheiro da venda não tinha sido depositado conforme combinado”, ressaltou.

Todavia, após investigações, os policiais civis conseguiram elucidar a fraude e recuperaram o veículo que foi devolvido ao seu legítimo proprietário. A Polícia Civil também apura casos de negociações fraudulentas de aparelhos celulares.

Por fim, o delgado faz um alerta à população em geral sobre os cuidados que devem ser tomados por quem anuncia e, principalmente, por quem deseja comprar um veículo ou qualquer outro tipo de produto anunciado no site OLX e similares.

“É muito importante que o cidadão não adquira produtos anunciado no site OLX, ou em outros sites de compra e venda, que estejam com os preços bem abaixo dos normalmente praticados no mercado, porque, na maioria das vezes, pode se tratar de um golpe, sendo que a pessoa que adquire o bem, também corre o risco de responder por crime de receptação”, pontuou.

O delegado também informa que qualquer pessoa que, por ventura, tenha caído em algum tipo de golpe envolvendo compra e venda de bens em sites online, deve procurar a delegacia de Polícia Civil mais próxima, a fim de que possa registrar a ocorrência, possibilitando a investigação do caso e a identificação e responsabilização criminal dos envolvidos.

Já existem inquéritos abertos para apurar os crimes citados, no entanto, mais informações serão divulgadas em tempo oportuno, a fim de não atrapalhar as investigações, que correm em segredo de justiça.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA