PMTO realiza aula inaugural do Curso de Intervenção em Situação de Emergência Psiquiátrica

logo

Conecte conosco

PMTO realiza aula inaugural do Curso de Intervenção em Situação de Emergência Psiquiátrica

Capacitação visa aprimorar abordagem policial e garantir atendimento humanizado em situações de crise.

Na manhã desta quarta-feira, 31 de julho, aconteceu a aula inaugural da primeira turma do Curso de Intervenção em Situação de Emergência Psiquiátrica da Polícia Militar do Tocantins (PMTO). O evento, realizado no auditório do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) em Palmas, marca o início de uma capacitação que se estenderá também às cidades de Gurupi e Araguaína.

Formação especializada para policiais militares

O curso, que contou com a participação inicial de 16 policiais, tem como objetivo aprimorar o conhecimento técnico dos agentes e otimizar o processo de abordagem nas primeiras intervenções em situações de emergência psiquiátrica. A formação busca solidificar a padronização das ações e reduzir a possibilidade de erros, fortalecendo a capacidade da Polícia Militar em lidar com crises de maneira eficiente e humanizada.

“A proposta do curso é trazer atualização técnica aos nossos policiais, uma preocupação do comando da nossa instituição. Vamos abordar técnicas para o preparo no atendimento de ocorrências a pessoas em situação de emergência psiquiátrica, bem como o manuseio e utilização de armas não letais nestes casos”, explicou o Major PM Tadeu Franklin, instrutor do curso.

Expansão e impacto regional

Com a programação estendida para Gurupi e Araguaína ao longo do ano, a capacitação visa atender militares de diversas regiões do Tocantins. “Nós, policiais militares, precisamos estar sempre atentos e preparados. A expectativa é que este curso nos proporcione aprimoramento em nosso trabalho diário nas ruas. Agradeço ao comando da instituição por sempre pensar na formação dos policiais”, destacou o Sargento PM Paulo Henrique Versiani, participante do curso.

Conteúdo e metodologia

Com uma carga horária de 30 horas, distribuídas em três dias, a formação abrange disciplinas como Uso Seletivo da Força, Gerenciamento de Crises Policiais, Táticas de Negociação e Direitos Humanos. Além das aulas teóricas, serão realizadas oficinas práticas que simulam situações reais de emergência psiquiátrica, proporcionando aos policiais uma experiência completa e realista.

O curso reflete o compromisso da PMTO com a excelência do serviço de segurança pública e a proteção dos direitos humanos no estado, preparando os policiais para atuar de forma mais eficaz e sensível em situações de crise.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA